Já fez LIKE no CNN Portugal?

Max enganou-se: vendeu por 2.663 euros um NFT avaliado em 266 mil

Quando se apercebeu do erro já era demasiado tarde

“Foi um lapso de concentração.” Foi assim que Max, proprietário de vários NFT (ver no fim do texto o que é um NFT) da famosa coleção The Bored Ape Yacht Club, descreveu à CNN o momento em que vendeu uma das suas obras por um valor cem vezes abaixo da sua avaliação. O NFT acabou por ser transacionado por três mil dólares (aproximadamente 2.663 euros) quando estava avaliado em 300 mil (266 mil euros).

O investidor planeava vender o seu NFT por 75 ether, mas um erro levou-o a listá-lo por 0,75. “Eu listo diariamente para venda vários objetos e não estava a prestar atenção”, revela maxnaut, como também é conhecido, numa troca de mensagens com a CNN.

PUB

Mal se enganou a colocar a ordem de venda, Max apercebeu-se do erro mas era demasiado tarde. Um bot de arbitragem enviou a ordem de transação de forma imediata, pagando 8 ether em taxas para ser uma transação mais rápida.

“Eu vi o erro assim que o meu dedo carregou para confirmar a transação, mas o bot enviou uma transação com mais de 8 ether em taxas de gás antes que eu pudesse cancelar e, sem mais nem menos, perdi todo aquele dinheiro”, afirmou Max.

Porém, o colecionador não se mostrou muito preocupado com o erro, afirmando que as perdas, às vezes, “fazem parte do jogo” e que para sobreviver no mundo do investimento não se pode deixar afetar emocionalmente.

“Aprendi rapidamente a não ser demasiado emocional no que toca ao investimento. A indústria é tão nova que coisas más vão acontecer, quer seja tua culpa ou da tecnologia em questão. Assim que perdes qualquer controlo sobre o resultado é melhor esquecer e seguir em frente”, assegura.

O que são os Bored Apes?

PUB

A The Bored Ape Yacht Club é uma coleção de arte digital com dez mil imagens transacionadas na blockchain Ethereum. Esta é uma das mais populares coleções de NFT, com cada imagem a representar um macaco único, com diferentes tipos de pelo, expressões faciais, roupas e acessórios.

Caras conhecidas como Jimmy Fallon ou o basquetebolista Stephen Curry são algumas das personalidades mediáticas que já fizeram saber que adquiriram NFT desta coleção.

Recentemente, numa tentativa de capitalizar a febre em torno dos NFT, a Adidas anunciou uma parceria com os autores do The Bored Ape Yacht Club para promover a imagem da marca desportiva.

O que são NFT?

Os NFT, ou tokens não-fungíveis, são um objeto digital que representa algo único que não pode ser substituído. No caso de uma criptomoeda como a Bitcoin, por exemplo, se tiver uma unidade e a substituir por outra de igual valor, vai acabar com exatamente o mesmo valor.

Os tokens não-fungíveis podem ser qualquer coisa digital, desde desenhos, música ou GIF – ainda que muita atenção tenha sido dada à venda de arte digital, devido às elevadas quantias pagas por algumas destas peças. 

PUB