Já fez LIKE no CNN Portugal?

Chefes de espionagem dos EUA e da Rússia encontram-se cara a cara na Turquia: nuclear, Brittney Griner e Paul Whelan na agenda

Trata-se do primeiro contacto cara a cara ao mais alto nível desde o início da guerra na Ucrânia

O director da CIA está na Turquia para uma reunião com o seu homólogo, o diretor do Serviço Estrangeiro de Espionagem (SVR, na sigla original). De acordo com fontes da Casa Branca citadas pela agência Reuters, William Burns leva na agenda para o encontro com Sergei Naryshkin um aviso sobre as eventuais consequências da utilização de armas nucleares por parte da Rússia. Entretanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já confirmou o encontro ocorrido em Ancara.

Naquele que é o primeiro contacto cara a cara ao mais alto nível desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro, em cima da mesa vai estar apenas uma mensagem: “as consequências do uso de armas nucleares por parte da Rússia e os riscos de uma escalada para uma estabilidade estratégica”, ainda de acordo com a mesma fonte da presidência norte-americana. Recorde-se que, recentemente, o conselheiro nacional de segurança da Casa Branca confirmou contactos informais entre figuras dos dois países nos últimos meses.

PUB

“Ele não vai conduzir negociações de qualquer tipo. Não está em causa a resolução da guerra na Ucrânia”, acrescentou aquela fonte, explicando ainda que em cima da mesa também devem estar os nomes dos cidadãos norte-americanos detidos na Rússia, como é o caso da basquetebolista Brittney Griner ou antigo fuzileiro Paul Whelan, ambos sentenciados por tribunais russos a penas de prisão efetivas.

A CNN confirmou este mesmo encontro, citando uma fonte do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, que fala num esforço para “comunicar com a Rússia na gestão de risco”, sublinhando também que seria abordado o tema dos “cidadãos norte-americanos injustamente detidos”.

“Temos sido muito abertos sobre o facto de termos canais para comunicar com a Rússia sobre a gestão do risco, especialmente o risco nuclear e o risco de estabilidade estratégica”, disse aquela fonte à CNN.

PUB

William Burns tem desempenhado um papel importante na relação da Administração Joe Biden com o Kremlin. Antigo embaixador em Moscovo, o agora homem-forte da espionagem norte-americana foi enviado, ainda em 2021, para a capital russa na tentativa de acalmar Vladimir Putin sobre o desenvolvimento militar ucraniano.

Apesar do encontro, os Estados Unidos garantem que continuam solidários com a Ucrânia, país avisado de que a reunião iria acontecer: “Informámos a Ucrânia antes da viagem. Estamos firmes no nosso princípio fundamental: nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”.

A escalada do discurso vindo do Kremlin e os recentes desenvolvimentos da guerra no terreno, como a reconquista ucraniana de Kharkiv ou Kherson, têm feito aumentar o receio de que Vladimir Putin possa enveredar por uma estratégia que englobe armamento nuclear. O presidente russo já repetiu várias vezes que esse não é um objetivo mas deixou sempre bem claro que há um cenário no qual vai recorrer ao nuclear: ver território russo atacado. Ora, com a anexação ilegal de quatro regiões ucranianas na Federação Russa, entre as quais Kherson, o Kremlin pode entender esse passo como um ataque ao seu próprio território.

Ainda antes da Reuters, o jornal russo Kommersant avançou com a possibilidade deste encontro. Na altura, e questionado sobre isso mesmo, o Kremlin optou apenas por não confirmar o mesmo, enquanto o SVR recusou responder.

À margem do encontro decorre, na Indonésia, o G20. Foi a partir de lá que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, comentou este encontro dizendo que “é muito positivo que Estados Unidos e Rússia estejam a conversar, porque é um desenvolvimento extremamente importante na relação para o futuro”.

PUB