Já fez LIKE no CNN Portugal?

Morreu Tomás “Batazu”, menino que lutava contra a leucemia mieloide

O anúncio foi feito esta quinta-feira na página de Instagram que relatava a luta da criança contra o cancro. Tomás estava na China a fazer um tratamento com células Car-T e aguardava melhorias para receber o transplante da irmã

“O nosso filho já não está entre nós e partiu sem sofrer! Ainda teve nos seus últimos momentos um toque de génio! “O pai e a mãe são os meus gummy bears!” E foram as suas últimas palavras de amor para nós!”

Tomás, conhecido e tratado por “Batazu”, morreu esta quarta-feira, anunciou a família numa publicação feita na página de Instagram onde relataram a história do filho. O menino de 11 anos lutava contra uma leucemia mieloide e encontrava-se na China a fazer um tratamento com células Car-T.

PUB

“Deu-nos uma lição de vida de como estar sempre alegre e pronto para lutar!”, lê-se na publicação.

Tomás foi diagnosticado com uma leucemia mieloide terminal em 2021. Fez dois tratamentos com quimioterapia em Portugal, mas, infelizmente, estes não foram suficientes para destruir a doença.

A procura pela cura levou-o, acompanhado pelo pai, também chamado Tomás, médico intensivista, a Israel, onde fez um tratamento com as células Car-T e que lhe abriria caminho para receber um transplante de uma das suas irmãs, a única compatível. Em apenas quatro dias a família conseguiu reunir 350 mil euros necessários para o tratamento em Israel.

Mas a doença voltou e em força, já depois do tratamento em Israel, e a possibilidade de transplante, já em Portugal, ficou suspensa.

A luta continuou e Tomás rumou novamente à procura da cura, desta vez na China. A criança encontrava-se no Hospital Jingdu, onde estava a fazer mais um tratamento com células Car-T, de modo a que doença entrasse em remissão. Mas não entrou.

PUB