Já fez LIKE no CNN Portugal?

Tenente-coronel António Gandra d'Almeida escolhido para diretor-executivo do SNS

"Tem um currículo que fala por si", diz o Governo

O Ministério da Saúde escolheu o tenente-coronel António Gandra d'Almeida para substituir Fernando Araújo como diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde. "António Gandra d'Almeida tem um currículo que fala por si. É um médico militar, um homem muito habituado à organização e operação no terreno de emergência médica”, justifica a ministra da Saúde, Ana Paula Martins. 

"O novo diretor executivo é tenente-coronel médico dos quadros permanentes do Exército português e ocupa o cargo de Comandante do Agrupamento Sanitário e mantém atividade assistencial hospitalar e pré-hospitalar. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, António Gandra d’Almeida foi, entre 2021 e o passado dia 31 de janeiro, diretor da Delegação Regional Norte do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica", lê-se numa nota do Ministério da Saúde. Gandra d'Almeida desempenha também atividade assistencial hospitalar e pré-hospitalar.

PUB

No mesmo comunicado, o "Governo agradece ao professor Fernando Araújo e à sua equipa o trabalho desenvolvido no SNS e apresenta os votos dos maiores sucessos profissionais e pessoais". Ministério adianta ainda que "Fernando Araújo solicitou para permanecer em exercício até este balanço ser entregue à tutela", cargo que entrega a Gandra d'Almeida, de 44 anos.

CURRÍCULO NA ÍNTEGRA DE ANTÓNIO GANDRA D'ALMEIDA

DADOS PESSOAIS Nome: António João Sant’Anna Gandra Leite d’AImeida Data de nascimento: 14 de setembro de 1979

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS » Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (2000/06) • Formação complementar na Academia Militar (1999/06) e Pós-Graduação em Saúde Militar (2006) • European Master in Disaster Medicine, Novara (2015). • Especialista em Cirurgia Geral. • Competência em Emergência e Medicina Militar pela Ordem dos Médicos.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE PARA O EXERCÍCIO DE FUNÇÕES • Major Médico dos quadros permanentes do Exército português, colocado na Unidade Ensino Formação Investigação em Saúde Militar (UEFISM) — EMGFA. • Mantém atividade hospitalar em Sala de Emergência e no âmbito da especialidade de Cirurgia Geral. • Mantém atividade Pré-Hospitalar — VMER, HELI, CODU e Eventos. » Foi responsável das Vias Verdes da Região Centro do INEM desde 2014 até Z019. • Foi responsável pela instalação e Coordenador da VMER do Barreiro entre 2016 e 2018. • Participação em eventos multivitímas e catástrofe com funções de coordenação e/ou operacional. • Participação em missões internacionais de apoio humanitário. • Palestrante e moderador em diversos encontros científicos (nacionais e internacionais) e pós-graduações. • Participação em diversos trabalhos científicos, autor e coautor de capítulos em diversos livros. • Membro da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, Sociedade Americana de Cuidados Intensivos, Sociedade Portuguesa de Cirurgia Geral, ALTEC. • Formador de diversas sociedades e entidades: ERC, SPCI, NAEMT, SCCM, ESTES, ALTEC, UEFISM e INEM. • Nomeadamente em Medical Response to Major lncidents, Fundamentais of Disaster Management, Pre- Hospital Trauma Life Support, Tactical Combat Casualty Core, Definitive Surgical Trauma Core, Curso de Médico Regulador da CODU, Trauma, Suporte Avançado de Vida, entre outros. • Foi membro de vária comissões e grupos de trabalho:    - Comissão de Trauma do CHVNG/E, EPE;    - Presidente da Comissão de Remadelação do Serviço de Urgência do Centro Hospital do Médio Ave;    - Várias comissões no âmbito das Forças Armadas Portuguesas;    - Comissão Nacional de Trauma e Comissão do Doente Crítico do Algarve, do Ministério da Saúde;    - Comissão lnstaladora da Competência em Medicina Militar e Comissão de Revisão das Carreiras Médicas, da Ordem dos Médicos.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR MAIS RELEVANTE • Frequentou vários cursos na área militar, emergência (intra-hospitalar e pré-hospitalar), catástrofe e cirurgia geral sendo de realçar:    - Curso de Promoção a Capitão;    - Curso de Preparação para missões — Escola de Saúde Militar;    - Curso de Planeamento e Coordenação em Catástrofe - Ramban, Israel;    - Curso de Promoção a Oficial Superior - Instituto Universitário Militar

PUB