Já fez LIKE no CNN Portugal?

Mulheres dizem que foram drogadas na reunião de verão do partido no poder na Alemanha

Nove mulheres relataram ter sido drogadas por uma substância desconhecida após terem participado na festa anual de verão do Partido Social Democrata da Alemanha (SPD) – de que o chanceler, Olaf Scholz, é membro - na semana passada

De acordo com um relatório da polícia, uma mulher de 21 anos começou a sentir-se “indisposta e tonta” na quarta-feira à noite depois de comer e beber na festa. Não se lembrando dos acontecimentos do dia anterior, a mulher foi examinada no hospital e apresentou uma queixa à polícia de Berlim.

A polícia disse à CNN na segunda-feira que foi encontrada uma substância tóxica no sangue da paciente, assim explicando os seus sintomas e amnésia.

PUB

“Os grupos de trabalho iniciaram um procedimento de investigação devido a danos físicos perigosos contra desconhecidos e ordenaram uma recolha de sangue, que ainda foi realizada no hospital, para efeitos de análise toxicológica", diz o relatório da polícia. Quatro casos adicionais foram relatados ao Departamento de Investigação Criminal. Um porta-voz do SPD disse à CNN que os casos comunicados tinham aumentado para nove.

“Encorajamos as vítimas que foram atacadas a apresentarem queixa”, disse o porta-voz do SPD à CNN na segunda-feira. "Desde o início, temos apoiado a polícia o melhor que podemos para assegurar que este terrível incidente seja resolvido", acrescentou.

A líder do grupo parlamentar do SPD, Katja Mast, tweetou no sábado: "Estamos todos chocados com este acontecimento inacreditável e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para esclarecê-lo". E aconselhou também todas as pessoas afetadas a denunciar o assunto à polícia.

Cerca de mil convidados participaram na festa anual de verão, que teve lugar ao lado da Chancelaria, em Berlim. O chanceler alemão Scholz, membro do partido, estava entre os convidados, de acordo com o porta-voz do SPD. A festa tinha cerca de metade do tamanho habitual devido às precauções relacionadas com a covid-19 e consistia principalmente de participantes internos do SPD, disse à CNN uma porta-voz do partido.

PUB