Já fez LIKE no CNN Portugal?

"Um discurso vergonhoso". Ministra alemã falou da guerra na Ucrânia em clima de festa

Fogo de artifício em Berlim na véspera de Ano Novo como fundo – e a ministra da Defesa alemã a falar sobre a guerra na Europa em primeiro plano. A mensagem de Ano Novo de Christine Lambrecht está a gerar indignação e aumentou (novamente) os pedidos de demissão

Filmada de forma amadora com o telemóvel, no meio de uma rua de Berlim. Como pano de fundo, um espetáculo pirotécnico iluminava os céus da capital alemã para celebrar o início de 2023. À partida, o contexto escolhido para a mensagem de Ano Novo da ministra da Defesa da Alemanha não geraria grande estranheza - não fosse o conteúdo.

É que entre o barulho quase ensurdecedor do fogo de artifício, Christine Lambrecht falava da guerra na Ucrânia e como esta lhe permitiu trocar "muitas impressões" sobre a invasão russa, agradecendo também pelos vários "encontros com pessoas interessantes e maravilhosas".

PUB

"Que tipo de ano foi 2022?", questiona-se. "Está a ser travada uma guerra no meio da Europa", responde de seguida, explicando o que tem significado o conflito pessoalmente. "Houve muitas impressões especiais que consegui obter com isto. Muitos, muitos encontros com pessoas interessantes e maravilhosas. Quero prestar um sincero agradecimento por isso".

Finalmente, a ministra - nomeada pelo partido social-democrata do chanceler Olaf Scholz - deseja a todos os compatriotas um feliz Ano Novo. "Vamos torcer para que seja saudável, feliz e esperançosamente pacífico", continua durante o discurso na rua.

A caricata mensagem de Lambrecht levou a oposição (Democratas-Cristãos) a pedir a demissão da ministra, enquanto os membros do governo optaram pela cautela. Segundo a imprensa alemã, um porta-voz do Ministério da Defesa afirmou que se tratava de um vídeo gravado de forma particular para o qual não foram utilizados recursos do ministério. Também a vice-porta-voz do governo, Christiane Hoffmann, fez uma declaração semelhante: "Não vejo razão para avaliar isso."

PUB

"Com o estrondo dos foguetes de Ano Novo como fundo, ela conta algo sobre a guerra na Europa e as grandes reuniões que teve em 2022", disse o político da CDU, Paul Schäfer, que acusa Lambrecht de não trazer dignidade suficiente ao ministério.

Mas as críticas não se ficaram pela esfera política. Também a imprensa alemã não deixou passar impune a mensagem: "A Ministra Federal da Defesa agradece a invasão russa da Ucrânia, que lhe permitiu ter muitos, muitos encontros interessantes. É assim que as palavras de Christine Lambrecht devem ser interpretadas se forem levadas a sério. Mas ninguém a vai acusar disso. Simplesmente porque ninguém leva mais a sério a nossa ministra da Defesa", escreveu o tablóide alemão Bild - o jornal mais lido do país - que fala num "discurso vergonhoso".

“No final do ano, a ministra Lambrecht resume no Instagram o que lhe vem à mente sobre a guerra. Infelizmente, ela não tem ninguém para lhe dizer que há limites para a vergonha, mesmo na véspera de Ano Novo", afirmou, por sua vez, o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung. "Lambrecht acrescenta um novo episódio à sua imagem já deteriorada. Quando é que o chanceler Scholz finalmente perceberá que ela não é a pessoa certa para liderar as Forças Armadas?, questiona o jornalista Stefan Kornelius, num artigo no Süddeutsche Zeitung.

PUB