Tinotenda Pudu, 7 anos, desapareceu da sua aldeia no noroeste do Zimbabué a 27 de dezembro
Um rapaz do Zimbabué foi resgatado de um parque nacional “infestado de leões” depois de ter estado desaparecido durante cinco dias.
Tinotenda Pudu, de sete anos, desapareceu da aldeia onde vivia, no noroeste do país, a 27 de dezembro. Acabou por ser encontrado no Parque Nacional de Matusadona após uma missão de salvamento que envolveu guardas florestais, a polícia e a comunidade local, de acordo com um porta-voz da Zimbabwe Parks, a autoridade de gestão dos parques e da vida selvagem do país.
A busca do menino foi dificultada pelas fortes chuvas que caíram na região norte do país, o que dificultou a localização das marcas das pegadas pelos guardas florestais.
No dia 30 de dezembro, foram descobertas pegadas numa zona do parque e Tinotenda foi encontrado na madrugada do dia seguinte.
Mutsa Murombedzi, membro do parlamento da região de Mashonaland West, que inclui o parque nacional, descreveu o salvamento como um “verdadeiro milagre” numa publicação no X, acrescentando que a criança “vagueou, perdeu o rumo e, sem saber, dirigiu-se para o perigoso Parque de Caça de Matusadonha”.
De acordo com a deputada, Tinotenda ouviu a viatura dos guardas florestais e tentou correr em direção ao barulho - mas demorou a alcançá-los. Felizmente, os guardas florestais voltaram à zona e viram “pequenas pegadas humanas frescas”, que os levaram até ao rapaz.
“Esta era provavelmente a sua última hipótese de ser resgatado após cinco dias no deserto”, escreveu Murombedzi.
O parque nacional já teve a maior densidade de leões em África, de acordo com a organização sem fins lucrativos African Parks, e é o lar de uma grande variedade de vida selvagem, incluindo elefantes, zebras, hipopótamos, leões e búfalos.
Pensa-se que Tinotenda percorreu 49 quilómetros de terreno infestado de leões durante a sua provação de cinco dias, sobrevivendo de frutos silvestres e água subterrânea.
“Estima-se que ele tenha percorrido 49 quilómetros do Parque Nacional de Matusadonha, infestado de leões, desde a sua aldeia até ao local onde foi encontrado”, afirmou a Zimbabwe Parks num comunicado.
“Durante este período, sobreviveu de frutos silvestres e cavou um pequeno buraco ao longo da margem seca do rio para aceder a água subterrânea para beber, uma técnica que é bem conhecida em áreas propensas à seca.”
Tinotenda foi levado para uma clínica local para exames preliminares após o resgate e mais tarde foi transferido para um hospital para uma avaliação médica mais aprofundada.
De acordo com uma atualização publicada pelo MP, o jovem rapaz descansou e está em condições estáveis. Vai ser avaliado por uma equipa de saúde mental para garantir que não sofreu qualquer trauma duradouro em resultado da sua provação.