Casa Branca confirma viagem de Zelensky, que já está a caminho dos EUA

21 dez 2022, 06:09

Presidente ucraniano irá discursar no Congresso e será recebido por Joe Biden na Casa Branca

Depois de na terça-feira a Axios ter noticiado que Wahington estava a preparar-se para receber o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para uma sessão conjunta do Congresso esta quarta-feira, esta quarta-feira, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, divulgou um comunicado que confirma a viagem do presidente Volodymyr Zelensky aos EUA.

Segundo o comunicado, o convite surge para "sublinhar o compromisso duradouro dos Estados Unidos para com a Ucrânia".  

"O presidente Biden espera receber hoje, 21 de dezembro, o presidente Zelenskyy na Casa Branca".

Depois, Zelensky falará numa sessão conjunta do Congresso, demonstrando o apoio forte e bipartidário à Ucrânia.  

"Durante a visita, o presidente Biden anunciará um novo pacote significativo de ajuda à segurança para ajudar a Ucrânia a defender-se contra a agressão russa. A visita sublinhará o empenho firme dos Estados Unidos em apoiar a Ucrânia durante o tempo que for necessário, incluindo através da prestação de assistência económica, humanitária e militar", acrescenta a nota a que o correspondente da CNN Portugal, Luís Costa Ribas, teve acesso.

Ao mesmo tempo, no Twitter, o presidente da Ucrânia, confirmava que estava a caminho dos EUA "para reforçar a resiliência e as capacidades de defesa da Ucrânia".

"Em particular, Biden e eu iremos discutir a cooperação entre Ucrânia e Eua. Terei também um discurso no Congresso e uma série de reuniões bilaterais", escreveu o presidente da Ucrânia.

Esta viagem ocorre quando os congressistas se preparam para votar um pacote de gastos de fim de ano, que inclui cerca de 45 mil milhões de dólares (cerca de 42 mil milhões de euros) em assistência de emergência à Ucrânia e quando os EUA se preparam para enviar mísseis terra-ar Patriot ao país para ajudar a evitar a invasão russa.

Esta medida, caso seja aprovada, será a maior injeção de assistência à Ucrânia pelos EUA e a garantia de que o financiamento possa fluir para o esforço de guerra nos próximos meses.

Zelensky tem-se dirigido quase diariamente a vários parlamentos e organizações internacionais remotamente, através de videoconferência. Já a sua mulher, Olena Zelenska, visitou várias capitais estrangeiras para angariar apoio para enfrentar a invasão russa.

A viagem aos Estados Unidos pode ocorrer um dia depois de Zelensky ter realizado uma visita de alto risco ao que considera ser o ponto mais quente da linha da frente de 1.300 quilómetros, a cidade de Bakhmut, na disputada província de Donetsk, na Ucrânia.

Europa

Mais Europa

Patrocinados