"Xuxas" foi denunciado. A delação premiada que permitiu à PJ chegar ao maior traficante português

29 jun 2022, 14:08

Ao que a TVI/CNN Portugal apurou junto de fonte judicial, o alegado colaborador do traficante revelou tudo o que sabia sobre a operação e a rede

Ruben Oliveira, mais conhecido por "Xuxas", considerado o maior traficante português, estava a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ) há vários meses.

A PJ já investigava Ruben Oliveira antes da apreensão de fevereiro no aeroporto de Lisboa, quando foram descobertas milhões de doses de cocaína escondidas em papaias, vindas do Brasil.

Na altura foram detidos cinco homens, suspeitos de pertencerem a uma rede de tráfico internacional.

Foi então que a PJ conseguiu não só apreender a cocaína e deter os suspeitos, mas também dar um grande passo na investigação a "Xuxas", contanto para isso com a ajuda de um dos arguidos.

Ao que a TVI/CNN Portugal apurou junto de fonte judicial, o alegado colaborador do traficante revelou tudo o que sabia sobre a operação e a rede.

A delação premiada permitiu à Polícia Judiciária chegar a Ruben Oliveira, uma colaboração que lhe valeu a revisão da medida de coação, passando o arguido de prisão preventiva para domiciliária.

"Xuxas", de 38 anos, tinha saído do país em fevereiro, mas acabou por regressar na semana passada. Esteve sob vigilância e acabou detido no bairro dos Olivais, em lisboa, quando se preparava para rumar ao Dubai, via Madrid.

Dias antes, na Hungria, tinha sido detido Sérgio Carvalho, ex-major da polícia militar brasileira e um dos maiores traficantes do mundo.

A PJ acredita que Ruben Oliveira era o braço-direito do também conhecido por "Escobar brasileiro" nos negócios em Portugal e na Europa.

Sérgio Carvalho aguarda extradição de Budapeste para o Brasil.

Em Portugal decorre um processo que o liga a 12 milhões de euros encontrados dentro de uma garagem, dinheiro que será proveniente dos negócios da cocaína que chegava a Portugal por via aérea.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados