Alemanha
29'
1 - 0
Hungria

Xanana Gusmão pede a timorenses para manterem mar limpo e sem plástico

Agência Lusa , MM
8 jun, 09:43
Xanana Gusmão (Lusa)

Primeiro-ministro timorense deu este sábado início à campanha nacional “O meu mar, o meu Timor”, no âmbito da celebração do Dia Mundial dos Oceanos

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, deu este sábado início à campanha nacional “O meu mar, o meu Timor”, no âmbito da celebração do Dia Mundial dos Oceanos, pedindo à população para o manter limpo e sem plástico.

“Peço apenas que não atirem plásticos de qualquer maneira. Peço isto porque é bom para vocês, bom para todos nós, bom para o nosso mar e bom para o nosso país”, disse o chefe do Governo timorense.

Xanana Gusmão, que deu início à campanha nacional na Praia do Cristo Rei com uma ação de limpeza, que se estendeu até à Praia da Areia Branca, ambas em Díli, lembrou também que o mar é “vital para a natureza”.

O líder do executivo timorense salientou que há muitos turistas que visitam Díli e que lhe dizem que “há muito lixo” na praia e que o “mar está sujo”, considerando também que o turismo não envolve só limpeza, mas a criação de condições adequadas para que as pessoas sintam que estão num local seguro.

Esta é a primeira vez que Timor-Leste celebra o Dia Mundial dos Oceanos e a data vai ser assinalada com iniciativas que vão decorrer até ao dia 18.

Ainda hoje será lançado o projeto “Peixe Azul” e lançado um livro infantil do primeiro-ministro intitulado “O Meu Mar, o Meu Timor”.

A partir de segunda-feira e até dia 18, o Governo tem previsto realizar várias ações de formação sobre Economia Azul destinadas a funcionários públicos, sociedade civil, setor privado e órgãos de comunicação social.

A formação, organizada pelo Gabinete das Fronteiras Terrestres e Marítimas, será dada por Álvaro Sardinha, um consultor especialista em Economia Azul de Portugal.

Patrocinados