Ex-ministro lança críticas à liderança de Keir Starmer
O ministro da Saúde do Reino Unido, Wes Streeting, apresentou a demissão do cargo e lançou duras críticas à liderança de Keir Starmer, numa carta em que admite ter "perdido confiança na sua liderança".
A saída de Streeting acontece num momento de crescente tensão dentro do Partido Trabalhista.
Na carta de demissão, que publicou na rede social X, o ex-ministro aponta que "seria desonroso" e contra os seus princípios continuar no Governo sem acreditar na liderança de Starmer.
Streeting descreve o resultado das eleições da semana passada como "sem precedentes", tanto pela "dimensão da derrota como pelas consequências desse fracasso".
O ex-ministro alerta que os eleitores estão "a perder cada vez mais a fé" de que o Partido Trabalhista seja capaz de "derrotar o racismo e oferecer esperança de que os melhores dias da Grã-Bretanha estão por vir".
"Onde precisamos de visão, temos vazio", aponta Wes Streeting, aconselhando Starmer a "ouvir os seus colegas".
Streeting afirma que "é agora claro" que Keir Starmer "não irá liderar o Partido Trabalhista nas próximas eleições gerais", defendendo que o debate da sucessão deve avançar com "o melhor leque possível de candidatos".
A demissão está já a alimentar especulação política no Reino Unido sobre uma eventual candidatura de Streeting à liderança do Partido Trabalhista.
— Wes Streeting (@wesstreeting) May 14, 2026
