MUNDIAL 2026

Saiba tudo aqui
Mais sobre o Mundial 2026

Wes Streeting demite-se do cargo de ministro da Saúde britânico

CNN Portugal , MSM (artigo atualizado)
14 mai, 13:18
O secretário de Estado da Saúde, Wes Streeting, sai do número 10 de Downing Street após uma reunião do Conselho de Ministros na terça-feira. Brook Mitchell/AFP/Getty Images
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

Ex-ministro lança críticas à liderança de Keir Starmer

O ministro da Saúde do Reino Unido, Wes Streeting, apresentou a demissão do cargo e lançou duras críticas à liderança de Keir Starmer, numa carta em que admite ter "perdido confiança na sua liderança".

A saída de Streeting acontece num momento de crescente tensão dentro do Partido Trabalhista.

Na carta de demissão, que publicou na rede social X, o ex-ministro aponta que "seria desonroso" e contra os seus princípios continuar no Governo sem acreditar na liderança de Starmer.

Streeting descreve o resultado das eleições da semana passada como "sem precedentes", tanto pela "dimensão da derrota como pelas consequências desse fracasso".

O ex-ministro alerta que os eleitores estão "a perder cada vez mais a fé" de que o Partido Trabalhista seja capaz de "derrotar o racismo e oferecer esperança de que os melhores dias da Grã-Bretanha estão por vir".

"Onde precisamos de visão, temos vazio", aponta Wes Streeting, aconselhando Starmer a "ouvir os seus colegas". 

Streeting afirma que "é agora claro" que Keir Starmer "não irá liderar o Partido Trabalhista nas próximas eleições gerais", defendendo que o debate da sucessão deve avançar com "o melhor leque possível de candidatos".

A demissão está já a alimentar especulação política no Reino Unido sobre uma eventual candidatura de Streeting à liderança do Partido Trabalhista.

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Europa

Mais Europa