Destroços caíram num rio. Já foram recuperados pelo menos 30 corpos. Vários membros da equipa de patinagem artística dos EUA seguiam a bordo do avião. "As condições são extremamente difíceis para os socorristas." Trump não entende por que motivo o acidente aconteceu
Um avião comercial com 64 pessoas a bordo colidiu com um helicóptero militar com três soldados a bordo, junto ao aeroporto da capital dos Estados Unidos, Washington DC. Ambos caíram no rio Potomac, confirmam as autoridades locais - que adiantam também que não há sobreviventes.
De acordo com a NBC, foram resgatados pelo menos 30 corpos das águas gélidas do rio Potomac. Uma das caixas negras do avião, que, segundo um responsável da cidade de Wichita, Kansas, descolou "normalmente" e sem problemas operacionais, foi recuperada por uma equipa de mergulhadores.
A agência Reuters avança que a federação de patinagem artística dos Estados Unidos - o organismo que rege este desporto nos Estados Unidos - confirmou em comunicado que vários membros da sua comunidade de patinadores estava a bordo do voo 5342 da American Airlines.
“Estes atletas, treinadores e membros da família estavam a regressar a casa do Campo de Desenvolvimento Nacional realizado em conjunto com os campeonatos de patinagem artística dos EUA em Wichita, Kansas. Estamos devastados por esta tragédia indescritível e guardamos as famílias das vítimas no nosso coração. Continuaremos a acompanhar a situação e divulgaremos mais informações assim que estiverem disponíveis", lê-se no comunicado.
A colisão aconteceu por volta das 21:00 (01:00 desta quinta-feira em Portugal Continental), quando um avião da PSA, uma subsidiária regional da American Airlines, se aproximava do aeroporto de Washington D.C., vindo de Wichita, no estado de Kansas, no centro dos EUA, disse a Administração Federal de Aviação norte-americana.
Segundo a CNN, pelo menos 19 aviões já foram desviados do Aeroporto Nacional Ronald Reagan para o aeroporto internacional de Dulles. O aeroporto da capital dos Estados Unidos, Washington D.C., suspendeu todos os voos pelo menos até às 11:00 de sexta-feira.
Condições "extremamente difíceis"
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse que três militares seguiam a bordo do helicóptero Sikorsky H-60 que colidiu com o avião - e descreve o sucedido como um acidente.
"Uma operação de busca e salvamento envolvendo várias agências está em curso no rio Potomac após um acidente de avião", escreveu a polícia no X.
Barcos insufláveis de resgate estavam a ser lançados no Potomac a partir de um ponto próximo do aeroporto, ao longo da autoestrada George Washington, a norte do aeroporto. As equipas estão a enfrentar condições "extremamente difíceis".
"As condições são extremamente difíceis para os socorristas", disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Washington, John Donnelly, numa conferência de imprensa, citando o frio, o vento forte e o gelo no solo.
A temperatura exterior na área esta noite era de cerca de quatro graus Celsius, pelo que a hipótese de sobrevivência na água seria de cerca de 20 minutos.
Trump diz que o acidente podia ter sido evitado - e faz perguntas
A secretária da Segurança Interna, Kristi Noem, disse na rede social X que as autoridades estão a mobilizar "todos os recursos disponíveis da Guarda Costeira dos EUA para os esforços de busca e salvamento" e sublinhou que estão a "acompanhar ativamente a situação" e preparados para apoiar o pessoal de emergência local.
"Deus os abençoe", disse inicialmente Trump em comunicado, dizendo que tinha sido "totalmente informado do terrível acidente".
Mais tarde, na sua rede Social Truth Social, o presidente disse que a colisão "devia ter sido evitada".
"O avião estava numa rota de aproximação perfeita para o aeroporto. O helicóptero estava a ir diretamente para o avião durante algum tempo. A noite estava clara, as luzes do avião estavam a brilhar: porque é que o helicóptero não subia ou descia ou fez uma curva?", escreveu Trump.
"Porque é que a torre de controlo não disse ao helicóptero o que fazer em vez de perguntar se tinham visto o avião? Esta é uma situação terrível que devia ter sido evitada", acrescentou.