Tsunami em Tonga fez pelo menos um morto, autoridades temem "mais"

Agência Lusa , CM
18 jan 2022, 06:22
Erupção de vulcão subaquático provoca tsunami no Tonga

Autoridades estão a tentar avaliar os danos causados pela erupção do Hunga Tonga Hunga Ha'apai no arquipélago de 169 ilhas. Erupção de vulcão submarino foi uma das mais violentas do mundo

As autoridades de Tonga registaram pelo menos um morto após a erupção, no sábado, de um vulcão submarino, uma das mais violentas do mundo em 30 anos, seguido de tsunami.

O registo da vítima mortal acontece num momento em que se observam muitas dificuldades para avaliar o impacto do tsunami na remota nação insular do Pacífico Sul.

O alto comissário de Tonga em Camberra, Curtis Tu'ihalangingie, disse à emissora pública australiana, ABC, que "infelizmente" as autoridades da nação do Pacífico foram informadas da morte de uma pessoa, observando que "há a possibilidade de mais".

O diplomata disse que os aviões australianos e da Nova Zelândia, bem como a marinha de Tonga estão a tentar avaliar os danos causados pela erupção do Hunga Tonga Hunga Ha'apai no arquipélago de 169 ilhas.

O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA) afirmou numa declaração no dia anterior que havia "danos significativos", bem como feridos menores e duas pessoas desaparecidas.

OCHA salientou também que ainda não há contacto com as pessoas no arquipélago de Ha'pai, dizendo que as preocupações se concentram principalmente em Manga e Fonoi, duas ilhas que estão alinhadas com o mar.

Depois do vulcão, o medo da covid-19

Com a nação coberta de cinzas vulcânicas, de acordo com imagens aéreas, a tarefa de avaliar os danos é dificultada porque "as comunicações são pobres", uma vez que só as chamadas locais ou internacionais podem ser feitas por satélite.

Espera-se que em breve surja uma imagem da devastação, bem como das necessidades humanitárias da nação insular, que tem apenas um caso confirmado de covid-19, sendo que protocolos para evitar um "tsunami de covid" terão de ser seguidos à letra, disse Tu'ihalangingie.

O Hunga Tonga Hunga Ha'apai, localizado 65 quilómetros a norte da capital Tonga, atirou vapor e cinzas a cerca de 20 quilómetros de altura no sábado e criou um tsunami, danificando o cabo submarino que transporta a ligação de Internet a partir das Fiji.

A Cruz Vermelha estima que cerca de 80.000 dos 105.000 habitantes foram afetados por esta catástrofe natural, os peritos não excluem outros incidentes de atividade vulcânica.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados