Em causa está a adesão da Ucrânia à UE
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou esta terça-feira que agradeceu ao primeiro-ministro português, António Costa, o apoio de Portugal para a atribuição à Ucrânia do estatuto de candidato à adesão à União Europeia (UE).
“Tive uma conversa com o primeiro-ministro António Costa. Agradeci-lhe o apoio de Portugal para a atribuição à Ucrânia do estatuto de candidato à adesão à UE. Concordámos usar a experiência de Portugal na nossa aproximação à UE”, escreveu Zelensky no Twitter.
Had a conversation with Prime Minister @antoniocostapm. Thanked for 🇵🇹’s support for granting Ukraine the status of a candidate for EU membership. We agreed to use Portugal's experience in our rapprochement with the EU #EmbraceUkraine
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 21, 2022
Por seu turno, António Costa, também nessa rede social, confirmou ao líder ucraniano o apoio de Portugal à concessão à Ucrânia do estatuto de candidato no seu processo de adesão à União Europeia.
“Falei hoje com o presidente Zelensky. Confirmei que, na sequência do parecer da Comissão Europeia, Portugal apoiará a concessão do estatuto de candidato à Ucrânia no próximo Conselho Europeu”, escreveu António Costa.
Falei hoje com @ZelenskyyUa. Confirmei que, na sequência do parecer da @EU_Commission, #Portugal apoiará a concessão do estatuto de candidato à #Ucrânia no @EUCouncil. Manifestei a nossa disponibilidade para aprofundar o apoio político e técnico ao processo de adesão ucraniano. pic.twitter.com/vjuwuWSjPa
— António Costa (@antoniocostapm) June 21, 2022
Nesta mensagem, o primeiro-ministro disse também ter comunicado ao Presidente da Ucrânia a disponibilidade de Portugal “para aprofundar o apoio político e técnico ao processo de adesão ucraniano”.
No Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, em Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo da UE deverão tomar uma decisão sobre o parecer de 17 de junho da Comissão Europeia, que recomenda a atribuição do estatuto de país candidato à adesão à Ucrânia, assim como à Moldova.