Putin felicita países da ex-União Soviética pela vitória da II Guerra Mundial: "O nosso dever comum é impedir o renascimento do nazismo"

Agência Lusa , AM
8 mai 2022, 11:46
Vladimir Putin (Getty Images)

Presidente da Rússia desejou que as novas gerações sejam dignas da memória dos seus pais e avós que lutaram na Segunda Guerra Mundial, conhecida na Rússia como a Grande Guerra Patriótica

O presidente russo, Vladimir Putin, enviou este domingo mensagens de felicitações por ocasião do 77.º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazi aos líderes e cidadãos de vários países da ex-União Soviética.

"O nosso dever comum é impedir o renascimento do nazismo, que trouxe tanto sofrimento aos povos de vários países. É necessário preservar e transmitir (...) a verdade sobre os acontecimentos da guerra, valores espirituais comuns e tradições de amizade e irmandade", disse Putin, tal como citado pelo Kremlin.

As felicitações foram estendidas aos governos e povos do Azerbaijão, Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguizistão, Moldávia, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão e às autoproclamadas repúblicas da Abcásia e Ossétia do Sul.

Além disso, Putin felicitou os líderes e povos das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, reconhecidas por Moscovo dias antes do início do conflito militar russo na Ucrânia.

Felicitou também os povos da Geórgia e da Ucrânia, deixando de fora as felicitações às autoridades destes países, que manifestaram interesse em aderir à Nato.

Putin desejou que as novas gerações sejam dignas da memória dos seus pais e avós que lutaram na Segunda Guerra Mundial, conhecida na Rússia como a Grande Guerra Patriótica.

Em particular, o presidente russo dirigiu-se aos líderes das repúblicas pró-russas de Donetsk e Lugansk, salientando que neste momento os seus militares, "tal como os seus avós, lutam ombro a ombro para libertar as suas terras da imundície nazi" e expressou a sua confiança de que, tal como em 1945, a vitória estará do seu lado.

Dirigiu-se também aos veteranos da Segunda Guerra Mundial e aos cidadãos da Ucrânia, sublinhando "a inadmissibilidade de vingança por parte dos herdeiros ideológicos daqueles que foram derrotados na Grande Guerra Patriótica".

Anunciando o início da campanha militar da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro, Putin disse que o objetivo desta "operação militar especial" era a desnazificação do país.

Europa

Mais Europa

Patrocinados