Todas as nomeações aguardam parecer vinculativo da ERC
O jornalista Vítor Gonçalves é o novo diretor de informação da RTP, que substituirá no cargo António José Teixeira, afastado na segunda-feira pelo Conselho de Administração da empresa pública de televisão, disse à Lusa fonte da empresa.
Vítor Gonçalves, de 56 anos, é jornalista na RTP há 33 anos, tendo sido diretor-adjunto e correspondente da televisão pública em Washington. Assina neste momento o programa Grande Entrevista, às quartas-feiras, na RTP3.
O novo diretor de informação de televisão linear e digital acumula também a RTP3, aguardando o parecer vinculativo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
De acordo com o despacho de nomeações, a que a Lusa teve acesso, Teresa Paixão é nomeada diretora de programas estrangeiros, documentários e institucionais linear e digital e Maria Ribeiro Dias Ferreira para diretora de música e artes de palco linear e digital.
Gonçalo Madaíl é o nome escolhido para diretor da RTP2 e RTP Memória, que acumula com imagem e inovação. José Fragoso é nomeado para a RTP1, RTP Internacional e RTP África, acumulando com a ficção nacional e entretenimento linear e digital.
Ambas as nomeações aguardam parecer vinculativo da ERC.
Pedro Braumann é nomeado diretor do núcleo museológico e apoio ao serviço público e Carlos Barrocas diretor de relações institucionais.
Na rádio, o Conselho de Administração nomeou Nuno Jorge Reis Silva diretor para Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP Internacional e RDP África, que também precisa de parecer vinculativo do regulador dos media.
Para diretor de auditoria interna foi nomeado João Paulo Andrade Pereira e para a direção financeira, planeamento e controlo de gestão Hugo Alexandre Brás Rosado, que acumula com os recursos humanos.
A administração liderada por Nicolau Santos confirmou no cargo o diretor de informação de rádio, Mário Galego.
São ainda confirmados nos cargos os diretores de desporto, Miguel Barroso; de conteúdos para público jovem, João Pedro Galveias (acumula com os serviços digitais); do Centro Regional dos Açores - RTP Açores e Antena 1 (anterior Centro Regional dos Açores), Rui Goulart; do Centro Regional da Madeira - RTP Madeira, Antena 1 e Antena 3, Martim Santos.
Cessam funções José Arantes, que tinha a área de relações institucionais e arquivo, e Isabel Silva Costa, cooperação e RTP África, por se reformarem.
António José Teixeira, Nuno Galopim e João Almeida cessam funções dos respetivos cargos, aguardando parecer vinculativo da ERC.
De acordo com o novo organograma da RTP, aprovado hoje pelo Conselho de Administração, esta é dividida em quatro estruturas: corporativa, operações, conteúdos temáticos e conteúdos programáticos.
Na alçada da área corporativa estão a auditoria interna; recursos humanos; jurídica e 'compliance'; financeira, planeamento e controlo de gestão; gestão de património; comercial; marketing e comunicação; relações institucionais; imagem e inovação; e núcleo museológico e apoio ao serviço público.
Na área das operações fica a engenharia e sistemas tecnológicos; Centro de Produção Norte; emissão e arquivo; e produção.
Já na estrutura de conteúdos temáticos estão a informação televisão linear e digital; informação rádio linear e digital; ficção nacional e entretenimento linear e digital; deporto linear e digital; conteúdos para público jovem linear e digital; música e artes de palco linear e digital; e programas estrangeiros, documentários e institucionais linear e digital.
Por último, sob os conteúdos programáticos estão os canais de televisão, os centros regionais dos Açores e da Madeira, as rádios e os serviços digitais.