"Poderosos não estão acima da lei", diz mulher que acusa príncipe André de abuso sexual

Agência Lusa , BMA
14 jan 2022, 23:45
Príncipe André (Associated Press)

Advogado de Virginia Giuffre, que terá sido abusada quando tinha 17 anos, diz que a sua cliente não procura uma compensação financeira

Virginia Giuffre, alegada vítima de abuso sexual do príncipe André, disse esta sexta-feira que “os poderosos não estão acima da lei e devem ser responsabilizados”, congratulando-se com a decisão do não arquivamento do processo judicial contra o duque de York.

O meu objetivo sempre foi mostrar que os ricos e poderosos não estão acima da lei e devem ser responsabilizados”, escreveu Virginia Giuffre no Twitter.

A alegada vítima do príncipe André disse que só pretende “procurar justiça” contra aqueles que a magoaram e “tantas outras [vítimas]”.

Além de mostrar gratidão à sua “extraordinária equipa jurídica” (liderada pelo prestigiado advogado David Boies), Virginia Giuffre disse que se sente acompanhada: “Não estou a percorrer este caminho sozinha, mas junto de inúmeras sobreviventes de abuso e tráfico sexual.”

A mulher, que atualmente tem 38 anos, sustenta que foi abusada sexualmente pelo príncipe André quando tinha 17 anos, pelo menos três vezes e em casas diferentes, que o magnata norte-americano Jeffrey Epstein (que morreu antes do julgamento) colocou à disposição do filho da rainha Isabel II.

André negou sempre as acusações e disse não conhecer Virginia Giuffre, apesar de a imprensa ter divulgado uma fotografia antiga em que aparece agarrado à cintura da então jovem.

No fundo da fotografia pode ver-se a ex-companheira de Epstein, Ghislaine Maxwell, que foi considerada culpada em dezembro por tráfico sexual no tribunal federal de Manhattan e agora corre o risco de ser condenada a dezenas de anos de prisão por colaborar no aliciamento de menores para atividades sexuais.

O caso do filho da monarca britânica não é ajudado pelo facto de existirem fotografias que confirmam a proximidade entre André, Epstein, Maxwell e Giuffre.

O julgamento contra o príncipe André ainda não tem data agendada, enquanto crescem os rumores no Reino Unido de que o duque de York, que renunciou aos títulos militares na quinta-feira, poderia procurar um acordo extrajudicial para evitar a humilhação de um julgamento público.

No entanto, o advogado de Virginia Giuffre disse à televisão pública britânica BBC nos últimos dias que a sua cliente não está à procura de uma compensação financeira.

“Um simples acordo financeiro não é algo que ela esteja interessada. Penso que o importante é que esta resolução [judicial] lhe faça justiça e faça justiça à sua denúncia”, indicou.

O príncipe André, duque de York, renunciou aos títulos militares, anunciou quinta-feira o Palácio de Buckingham, depois de a justiça norte-americana ter recusado arquivar a queixa civil por abuso sexual contra o membro da família real britânica.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados