Diretor criativo da Louis Vuitton morre aos 41 anos

28 nov 2021, 19:04
Virgil Abloh (Thibault Camus/AP)

Tinha 41 anos e batalhava há vários anos contra um cancro

Morreu este domingo Virgil Abloh, o primeiro diretor criativo negro da marca Louis Vuitton. A informação foi confirmada pela empresa LVMH, dona da marca de luxo.

Aos 41 anos, Virgil Abloh não resistiu a um cancro que "batalhou ao longo dos últimos anos", como refere a marca.

Também a família reagiu à notícia, através da conta oficial de Instagram do diretor criativo: "Estamos devastados por anunciar a morte do nosso querido Virgil Abloh, um pai, marido, filho, irmão e amigo devoto”, refere a publicação, que lembra os dois filhos do designer norte-americano.

Virgil Abloh, nascido a 30 de setembro de 1980, viu ser-lhe diagnosticado um angiossarcoma cardíaco em 2019, uma forma rara e muito agressiva da doença.

Antes de ter sido nomeado diretor criativo da Louis Vuitton, foi o fundador da marca de moda Off-White.

Artista de "curiosidade infinita" criou "caminhos para mais igualdade na arte e no design", disse a sua família, apelando ao respeito pela sua privacidade para fazer o luto e "celebrar a vida de Virgil".

Bernard Arnault, o presidente da LVMH, disse que estava "chocado", elogiando "um designer de génio, um visionário" e "uma bela alma".

O anúncio da sua morte provocou uma série de reações emocionais em todo o mundo.

O designer Kim Jones, da Dior Homme e Fendy (e antecessor de Virgil Abloh na Vuitton), prestou homenagem no Instagram a "uma das pessoas mais simpáticas que se poderia conhecer".

"Sentiremos profundamente a sua falta, embora a sua visão viva através dos caminhos que trilhou ao longo da sua carreira", reagiu a casa de Gucci (grupo Kering).

"Virgil Abloh foi a essência da criatividade moderna", disse Alexandre Arnault, vice-presidente da Tiffany, no Instagram.

O fã de hip-hop começou a ser DJ no liceu antes de se formar na Universidade de Wisconsin com uma licenciatura em engenharia civil e no Instituto de Tecnologia de Illinois com uma licenciatura em arquitetura.

No início dos anos 2000, tornou-se consultor de arte para Kanye West, aconselhando o ‘rapper’ nas capas dos discos e na conceção de cenários de concertos, entre outras coisas.

O rei do streetwear de luxo foi distinguido em 2017 e 2018 com o prestigioso prémio "Urban Luxe" dos ‘British Fashion Awards’.

Em 2012, criou a sua primeira marca - Pyrex Vision. Um ano depois, nasceu a Off-White, uma marca de roupa de rua de luxo que foi comprada em julho pela LVMH.

Moda

Mais Moda

Na SELFIE

Patrocinados