Um sofá a arder na rua e mais carros incendiados: Lisboa voltou a ser palco de violência e PSP fala em "falta de respeito pela vida humana"

26 out 2024, 11:18

Foram registadas novas ocorrências em cinco concelhos da Grande Lisboa. Este sábado há duas manifestações

Foi mais uma noite de violência na Grande Lisboa, nomeadamente nos concelhos do Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures ou Vila Franca de Xira, dois deles uma novidade nos mais recentes desacatos que decorrem desde segunda-feira, depois da morte de Odair Moniz.

De acordo com o mais recente comunicado da PSP, 13 veículos ligeiros foram incendiados, além de cinco motociclos e mais sete caixotes do lixo, um dos alvos primordiais das últimas noites.

A PSP acrescenta que “o grosso dos incidentes se concentrou numa só ocorrência na freguesia de Benfica”.

Estes mesmos incidentes levaram à detenção de um suspeito e à identificação de outro, sendo que na via pública foi incendiado um sofá. Foi ainda bloqueada uma artéria com “mobiliário urbano” e três fachadas de edifícios acabaram danificadas.

“A Polícia de Segurança Pública reitera que tem por missão garantir a segurança e ordem pública e o respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, e que está empenhada em manter a ordem, paz e tranquilidade públicas, em todo o território nacional, designadamente na Área Metropolitana de Lisboa”, pode ler-se no comunicado.

Aquela força de segurança indica ainda que “repudia e não tolerará os atos de desordem e de destruição praticados por grupos criminosos, apostados em afrontar a autoridade do Estado e em perturbar a segurança da comunidade”.

Lembra a PSP que esses mesmos grupos constituem uma minoria e não representam a população portuguesa “que apenas deseja e quer viver em paz e tranquilidade”.

“Estes grupos criminosos têm revelado uma falta de respeito pela vida humana, sendo, uma vez mais, evidente a prática de crimes violentos contra a integridade física”, acrescenta a nota, que remete para o caso do motorista da Carris que ficou com ferimentos graves depois de ter sido atingido por um cocktail molotov quando terminava a rota do seu autocarro.

Esta atualização surge a poucas horas de duas manifestações para as quais a PSP já avisou que podem existir problemas. O Chega e a associação Vida Justa vão desfilar na cidade de Lisboa, um a favor da polícia, outro em homenagem a Odair Moniz.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça
IOL Footer MIN