Turista norte-americana é violada em casa de banho pública no centro de Paris

10 ago 2022, 20:59
Rio Sena (Kiran Ridley/Getty Images)

Um homem de 23 anos foi detido

O rio Sena é destino obrigatório para os turistas parisienses. O fluxo constante de pessoas e a generosa iluminação da zona ribeirinha, em pleno coração da cidade, fazem desta uma atração geralmente considerada segura, mesmo durante a madrugada. Um incidente ocorrido nas primeiras horas do passado domingo, dia 7 de agosto, vem agora chocar a comunidade local e internacional: uma turista norte-americana foi violada numa casa de banho pública, a pouca distância da Câmara Municipal de Paris e da Catedral de Notre Dame. 

A mulher de 27 anos e o parceiro passeavam perto do Rio Sena no âmbito do evento veranil "Paris Plages", que consiste na criação temporária de praias artificiais ao longo das margens do rio. Por volta da 1:00 da manhã, a turista norte-americana afastou-se do companheiro para usar uma casa de banho pública, a pouca distância dos bares locais. As instalações surgiram há apenas seis anos, quando uma iniciativa governamental substituiu as estradas à beira-rio por percursos pedestres e ciclovias, e estariam "bem conservadas", de acordo com informações avançadas pelo The Guardian

O parceiro da mulher estranhou a demora e aproximou-se da área das casas de banho, onde ouviu alguém a chorar no interior de um cubículo. Ao abrir a porta, deparou-se com a companheira a ser sexualmente atacada por um homem. A vítima aproveitou a oportunidade para escapar e trancou o alegado violador no cubículo, com a ajuda do parceiro e de outras mulheres que se encontravam por perto. As forças de segurança foram acionadas de imediato e o agressor acabou por ser detido pelas autoridades, encontrando-se atualmente sob custódia. 

Por questões legais, tanto a identidade da vítima como a do agressor não foram reveladas. Em declarações iniciais à polícia, o detido negou a agressão e alegou ter mantido um "encontro consensual com a mulher". 

A turista recebeu tratamento médico no hospital de Pitie-Salpetrière e, depois, apresentou queixa às autoridades. Regressou posteriormente aos Estados Unidos, embora continue em contacto com as autoridades e os procuradores franceses enquanto decorrem as investigações. 

Apesar de a zona onde ocorreu o crime ser considerada segura e com movimento a qualquer hora do dia, o incidente vem reacender a discussão sobre a problemática da violência sexual em França. Em 2018, um estudo revelou que mais do que uma em cada dez mulheres francesas foi violada pelo menos uma vez. 

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados