Exclusivo: Vinícius sonha com a Bola de Ouro e para isso inspira-se em Ronaldo (mas não no português)

CNN , Zayn Nabbi e Darren Lewis
14 set, 19:00
Vinícius diz à CNN que pretende ficar na capital espanhola por muito tempo e ganhar tantas Ligas dos Campeões como lendas do clube como Dani Carvajal, Luka Modrić e Toni Kroos (Lars Baron/Getty Images via CNN Newsource)

O astro do Real Madrid, Vinícius Jr., está de olho em alcançar voos ainda mais altos nesta temporada. O brasileiro revela à CNN Sport, na primeira parte de uma entrevista exclusiva para o mundo, que os blancos podem conquistar uma tripla coroa histórica nesta temporada, acrescentando que espera imitar os seus heróis brasileiros e ganhar a Bola de Ouro.

Em entrevista ao analista desportivo sénior da CNN, Darren Lewis, a partir da sua casa em Madrid, Vinícius mostrou-se otimista quanto às perspectivas de sucesso dos merengues em todas as grandes competições desta época, enquanto os atuais vencedores da Liga dos Campeões se preparam para defender o seu título.

“Todos os anos, o nosso objetivo é ganhar todos os títulos que pudermos”, diz Vinícius sobre o clube 15 vezes campeão da Liga dos Campeões, antes de a equipa vencer a sua sexta Supertaça Europeia contra a Atalanta.

Ganhar a primeira tríplice coroa de sempre do Madrid?

Apesar de todo o seu sucesso, o Madrid nunca conquistou uma tripla coroa europeia, também conhecida como triplete, composta pela Liga dos Campeões, Liga Espanhola e Taça do Rei.

O arquirrival FC Barcelona é o único clube espanhol que o conseguiu, em duas ocasiões distintas, em 2009 e 2015.

"A Taça do Rei impede-nos sempre de conquistar o triplete, porque jogamos contra equipes muito difíceis durante todo o mês de janeiro, que é o período em que há mais jogos, então a competição acaba a complicar um pouco as coisas”, confessa Vinícius à CNN.

O madridista não tem dúvidas de que a maior prioridade do plantel é a conquista da 16.ª Liga dos Campeões, mas acrescenta que também está motivado para “finalmente poder ganhar a tripla”.

“A Liga dos Campeões vem em primeiro lugar, que é a competição mais difícil - seguida da La Liga e depois da Taça. Cada uma tem a sua pressão, porque o peso da Liga dos Campeões é porque é onde o Real Madrid quer sempre ganhar. E não são só os jogadores, os adeptos também exigem isso de nós, ganhar essa competição, mas o nosso objetivo agora é tentar ganhar tudo o que disputarmos e, finalmente, conseguir ganhar a tripla.”

Vinícius desempenhou um papel fundamental na dupla vitória do Real Madrid no ano passado, incluindo o golo na final da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund (Ryan Pierse/Getty Images via CNN Newsource)

Para começar a perceber o impacto de Vinícius na última época, é preciso olhar para os números. Quinze golos no campeonato levaram o Real Madrid a mais um título espanhol.

Depois, o seu golo decisivo para o segundo título da Liga dos Campeões em três épocas, quando o Real Madrid derrotou o Borussia Dortmund por 2-0 em Wembley, no fim da época passada.

“Sempre sonhei em jogar no Real Madrid, por isso aprecio cada momento como se fosse o último”, explica.

“Todos querem ganhar pela melhor equipa do planeta, e poder jogar com os melhores, marcar tantos golos em tantas finais e poder ajudar tanto... Só tenho 24 anos e quero continuar assim por muito mais tempo e fazer história nesta grande equipa em que jogo hoje. Nem todos têm essa oportunidade de o fazer, por isso digo que quero aproveitar cada momento com esta camisola.”

Vinícius terminou a temporada 2023/24 como o melhor marcador do Real Madrid, com 24 golos e 11 assistências, apesar de ter falhado dois meses da campanha, entre novembro e janeiro.

Sonhos dourados

Com a sua capacidade de aparecer quando mais importa e os seus grandes números ao longo da época no maior clube do planeta, não é de admirar que seja o favorito para ganhar a Bola de Ouro deste ano - o prémio anual atribuído ao melhor jogador do mundo.

Para Vinícius, ganhar o prémio é quase uma sensação de estar a fazer jus à herança brasileira, garantindo que segue os passos das maiores estrelas do futebol moderno do país, a tentar imitar Marta, Ronaldo Nazário, Ronaldinho, Rivaldo e Kaká, que em algum momento das suas carreiras foram reconhecidos como o melhor jogador do mundo.

“Tenho de falar da Marta, que é a maior jogadora de todos os tempos. Tenho um grande carinho por ela, porque acredito que mudou a modalidade e colocou o futebol feminino no patamar que merece. O futebol feminino está a crescer de dia para dia e a Marta foi uma das pioneiras”, afirma.

“A Marta é para nós o que o Pelé foi para toda a gente no Brasil, como o Ayrton Senna, é de um nível em que há uma pessoa em cada milhão", acrescenta.

“E quanto aos jogadores masculinos, tenho o Kaká como exemplo, tenho o Ronaldo que ganhou o prémio duas vezes, tenho o Ronaldinho, o Rivaldo, muitos jogadores brasileiros que ganharam a Bola de Ouro. Mas, sem dúvida, o Ronaldo e o Ronaldinho são os que me são mais próximos, que me dizem todos os dias que tenho de ganhar a Bola de Ouro", reitera.

Vinícius conta à CNN que recentemente passou um tempo com O Fenómeno, que o tem treinado pessoalmente.

Vinícius, visto aqui em julho de 2018 com Ronaldo Nazário, quer imitar O Fenómeno e ganhar a Bola de Ouro (GTRES/Shutterstock via CNN Newsource)

“Estive com o Ronaldo agora mesmo quando estava em Ibiza e treinei em casa dele e ele disse-me: 'Treina aqui mais uns dias, assim ficas mais perto da Bola de Ouro'. São jogadores que fizeram coisas incríveis e poder competir pela Bola de Ouro e ganhar um prémio que eles ganharam, seria algo realmente incrível”, continua.

Os novos galáticos

Os companheiros de equipa Jude Bellingham e o recém-contratado Kylian Mbappé serão os principais concorrentes de Vinícius à Bola de Ouro em outubro, uma vez que esta última encarnação do Real Madrid está repleta de talento de trás para a frente.

Apesar de ser um dos seus principais concorrentes ao prémio mais cobiçado do futebol, o brasileiro está extremamente entusiasmado por ter a antiga estrela do PSG Mbappé nas fileiras do gigante espanhol.

“A equipa é muito boa e já o é há muito tempo”, afirma.

“Agora, com a chegada de Mbappé, todos dizem que a equipa pode tornar-se imparável, mas, por agora, temos de realizar as melhores sessões de treino e tentar compreendermo-nos o mais rapidamente possível", justifica.

Vinícius há muito que admirava Mbappé à distância e agora gosta de jogar com o campeão do mundo, admitindo ter ficado impressionado com a sua forma de jogar.

“Gosto do estilo do Mbappé, gosto da sua forma de jogar e a verdade é que estou muito entusiasmado com o que podemos fazer durante a época. Ele chega depois de ter marcado tantos golos, depois de ter conquistado tantos títulos. Está a chegar ao clube onde sempre sonhou estar e onde todos os jogadores sempre sonharam jogar: o Real Madrid", afirma.

Vinícius, Jude Bellingham, Kylian Mbappé e Aurélien Tchouaméni fazem parte do jovem e talentoso plantel dos blancos (Soccrates Images/Getty Images via CNN Newsource)

“Se Deus quiser, Mbappé poderá marcar tantos golos por nós como fez na sua equipa anterior, como faz na seleção nacional, e que poderá fazer ainda mais connosco", continua.

Embora Vinícius tenha dado uma assistência para o golo inaugural e o francês tenha marcado na sua estreia oficial na Supertaça da UEFA, por 2-0, o Real Madrid escorregou na estreia na La Liga contra um Mallorca resoluto, conquistando apenas um ponto no empate 1-1 fora de casa e dando sinais de que a equipa precisa de se preparar mais para atingir o seu melhor nível.

Apesar do passo em falso de Son Moix e das dores de crescimento da equipa na primeira parte da estreia em casa contra o Real Valladolid, antes de vencer por 3-0, o cenário é de um ano de grande sucesso para o Madrid.

O coração do Madrid está voltado para o sucesso

Recentemente, surgiram rumores sobre a oferta de cerca de mil milhões de euros para Vinícius se mudar para a Arábia Saudita, à semelhança dos rumores sobre o seu novo colega de equipa, Mbappé, em julho de 2023.

No entanto, o astro brasileiro foi claro sobre os seus sentimentos em relação ao futuro: “Jogo sempre para estar entre os melhores e, a cada dia que passa no Real Madrid, sinto-me mais confiante".

Vinícius diz à CNN que pretende ficar na capital espanhola por muito tempo e ganhar tantas Ligas dos Campeões como lendas do clube como Dani Carvajal, Luka Modrić e Toni Kroos (Lars Baron/Getty Images via CNN Newsource)

“Já ganhei duas Ligas dos Campeões e jogo com outros que já ganharam seis - o [Dani] Carvajal também já ganhou seis - e eles motivam-nos todos os dias a jogar para além dos nossos limites e que tudo é possível com a equipa que temos agora", lembra.

“Já chegámos até aqui [ganhar duas Ligas dos Campeões em três anos], foi muito difícil. Mas manter ao mais alto nível é muito mais difícil, por isso quero manter-me a este nível durante muito tempo e poder ganhar tantas Ligas dos Campeões como Carvajal, [Luka] Modrić, Nacho e Toni [Kroos], que ganharam seis", acrescenta.

“É possível que tenhamos uma das melhores equipas da próxima década e, agora, temos de mostrar em campo que somos capazes. E eu, juntamente com os meus colegas de equipa, a cada vez, a cada jogo que disputamos, podemos estar mais perto de conquistar mais títulos para o Real Madrid", termina.

Desportos

Mais Desportos

Patrocinados