Ucrânia: “grande explosão” junto ao Palácio de Donetsk. Será este o pretexto de que a Rússia precisava?

18 fev 2022, 17:45

Esta sexta-feira fica marcada por uma “grande explosão” junto ao Palácio de Donetsk. O enviado especial da TVI/CNN Portugal Pedro Mourinho explica que os detalhes que se conhecem para já sobre o incidente são poucos ou quase nenhuns, além das imagens que estão a ser divulgadas pelas televisões estatais russas.

A CNN Internacional não conseguiu confirmar a veracidade da notícia avançada pelos meios de comunicação russos de que uma explosão terá ocorrido no centro da cidade de Donetsk junto a edifícios governamentais.

A notícia foi dada em primeira mão pela agência Ria Novosti, que informa que o alvo do ataque foi o veículo do líder da Milícia Popular da República de Donetsk, Denis Sinenkov, que não ficou ferido.

Numa altura em que existem muitas informações contraditórias, os Estados Unidos e a NATO alertaram para a possibilidade de a Rússia fabricar um pretexto para uma invasão do território ucraniano, que se levanta perante este acontecimento ainda não confirmado.

No vídeo divulgado, que terá sido gravado momentos após a explosão, pode ver-se o que resta da viatura e algumas pessoas em redor dos destroços.

De acordo com a informação disponibilizada pelas televisões russas, presume-se que o veículo tenha sido armadilhado e pertenceria ao responsável pela segurança da região de Donbass. Contudo, não foi ainda confirmado se a explosão teve início no próprio carro ou se foi provocada por um projétil.

Há já várias teorias a circular na Ucrânia, que dizem que este incidente pode ter sido fabricado pelos separatistas da região de Donbass como pretexto para justificar uma invasão das tropas do regime de Vladimir Putin.

Europa

Mais Europa

Mais Vistos

Patrocinados