TAP é “inútil” para o Porto. Rui Moreira acusa Governo de centralizar companhia em Lisboa
Em declarações recolhidas durante a manhã desta quinta-feira, em exclusivo à CNN Portugal. O presidente da Câmara Municipal do Porto, reiterou que a TAP não tem qualquer utilidade para os habitantes da cidade invicta.
Rui Moreira acusa o Governo de estar a centralizar a companhia aérea apenas na capital. Moreira considera que a "estratégia da TAP não é ser uma empresa de bandeira, mas sim de um hub que é Lisboa".
“Não tem nenhuma utilidade para a cidade do Porto, pelo contrário tem uma objetiva inutilidade. (…) Por muito que esconda, o Governo quer fazer da TAP uma empresa de hub e o hub chama-se Lisboa”, refere Rui Moreira.
De acordo com os dados, citados pelo Jornal de Notícias, do último relatório, de julho a setembro, da Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC), a TAP transporta apenas um em cada dez passageiros que descola do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
Os voos de e para a cidade invicta têm sido dominados pela companhia low-cost Ryanair, que é responsável por 36% das movimentações de passageiros.
Neste aeroporto, a TAP surge apenas no terceiro lugar das transportadoras aéreas com maior fluxo de clientes. Contudo, em Lisboa a realidade é completamente diferente.
Na capital, a TAP é a companhia que movimenta mais passageiros, sendo responsável por 44% do fluxo.
A transportadora nacional justificou as disparidades com as fortes limitações da pandemia e com os voos de escala, que não têm Portugal como destino final.