"Rússia é uma peça no jogo entre China e Estados Unidos". Aliança com Moscovo permite que Pequim confronte "o seu grande competidor": Washington

21 mar 2023, 20:23

O segundo dia do encontro entre Xi Jinping e Vladimir Putin foi marcado por discussões sobre o plano de paz apresentado por Pequim. Luís Mah, professor em Desenvolvimento Global no ISCTE, sublinha que, ainda mais importante do que este encontro, é a projeção da China como "mediadora de paz", reforçada após o acordo entre o Irão e a Arábia Saudita. 

Por sua vez, o Coronel Carlos Mendes Dias desvaloriza os pontos de "convergência" identificados pela Rússia no plano de paz chinês. "Quem não concorda no apoio aos refugiados? Quem não apoia a reconstrução da Ucrânia? Quem não apoia a soberania dos países?" O comentador defende que "o busílis da questão" é outro: as negociações estão longe de acontecerem, uma vez que "a Rússia só negoceia quando forem reconhecidas novas realidades territoriais" e "a Ucrânia só negoceia quando as forças russas se retirarem". 

Comentadores

Mais Comentadores

Patrocinados