Reportagem CNN: nos arredores de Kiev, os civis estão de armas na mão à espera dos russos

27 fev, 16:09

Mathew Chance, repórter da CNN, encontrou-se com alguns civis nos arredores de Kiev e descobriu como estes se estão a preparar para lutar contra a invasão russa: armas pessoais e 'cocktails molotov'.

Nestes subúrbios já foi derramado sangue em encontros com militares russos, mas estes voluntários não estão dispostos a baixar as armas. Estão ali, prontos para lutar, e prometem lutar.

Numa pequena conversa com o jornalista da CNN, Yuri explicou que era analista económico e nunca tinha servido no exército. Confessa mesmo que até “há dois dias nunca pensou tornar-se um combatente”, mas quando soube que os russos “estavam” na sua cidade decidiu que “tinha de fazer alguma coisa”.

Horas antes, os subúrbios de Obolon foram cenário de confrontos bem reais no cerco à capital, Kiev. Os civis resistiram e estão a preparar-se para novos confrontos. No chão o jornalista Mathew Chance repara em vários cocktails Molotov.

Um dos voluntários explica que é com aquilo que consegue parar os tanques dos russos. Questionado sobre se foi ele que os produziu, responde que não, que são as pessoas que vivem nos prédios à volta que fazem e trazem. E poderão ser necessários muito em breve, já que enquanto a equipa da CNN deixa o local, ouve-se uma nova troca de tiros.
 

Europa

Mais Europa

Patrocinados