Reforço dos recursos humanos na AIMA "parece-me uma decisão acertada", reconhece José Luís Carneiro (que criou a agência)

3 jun, 22:45

Na estreia da nova rubrica da CNN Portugal, Bússola, José Luís Carneiro analisa o novo plano de ação para a imigração apresentado esta segunda-feira pelo Governo e que inclui medidas mais apertadas para a entrada de imigrantes em Portugal.

No cômputo geral, o ex-ministro da Administração Interna assinala dois "aspetos positivos" da apresentação das novas medidas do Governo de Luís Montenegro, desde logo o facto de "manter a separação das funções policiais das funções de acolhimento, integração e proteção dos imigrantes". José Luís Carneiro destaca ainda o facto de o primeiro-ministro "ter deixado claro que não há uma ligação entre a imigração e a insegurança e a criminalidade".

Ainda assim, o comentador tem várias dúvidas relacionadas, por um lado, com a extinção da manifestação de interesse, um procedimento levado a cabo pelo Governo de António Costa, e por outro com  a intenção de conceder aos vistos CPLP a possibilidade de circulação no espaço Schengen. O ex-ministro quer saber ainda se as novas competências atribuídas à PSP, no âmbito da Unidade de Estrangeiros e Fronteiras, foram "consensualizadas" com todas as forças e instituições.

Comentadores

Mais Comentadores

Mais Vistos

Patrocinados