"Pacote do Governo foi só musculado no anúncio, porque nas medidas falta muito músculo". A análise do economista Pedro Reis e do ex-ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral

24 mar 2023, 23:03

Manuel Caldeira Cabral, ex-ministro da Economia e Pedro Reis, economista, analisam as medidas de apoio às famílias anunciadas esta sexta-feira pelo Governo.

Manuel Caldeira Cabral considera que as medidas "atuam no sentido certo" e que "têm uma dimensão considerável". Quanto à redução do IVA, o ex-ministro considera que as consequências vão depender das "condições de mercado" e que "não é possível garantir" que os preços não vão continuar a subir. 

Pedro Reis, por sua vez, considera que o pacote do Governo é "curto, tardio, e não é certeiro". O economista defende que a redução do IVA é "socialmente injusta", porque se aplica de igual maneira "a quem precisa e a quem não precisa" - neste sentido, seria mais "importante" chegar a quem precisa (com destaque para as "classes médias, fustigadas em Portugal há muitos anos") através de "cortes cirúrgicos" no IRS. 

Dinheiro

Mais Dinheiro

Mais Vistos

Patrocinados