"Ocidente apostou na capacidade de resiliência da Ucrânia e confiou que houvesse menor empenhamento da parte da Rússia. Nada disso está a acontecer"

5 fev 2023, 16:09

Volodymyr Zelensky tem reforçado a dificuldade das forças ucranianas em enfrentar os avanços russos e apelado a que os carros de combate do Ocidente cheguem o mais rapidamente possível. 

José Palmeira, professor de Relações Internacionais na Universidade do Minho, explica que, neste momento, a principal dúvida é esta: será a Ucrânia capaz de resistir ao avanço das forças russas, pelo menos até ao envio de equipamento?

O comentador da CNN Portugal critica o "processo logístico muito demorado" por parte dos países aliados ("não se percebe como é que não houve planeamento mais atempado") e acusa países como a Alemanha de "condicionarem" a Ucrânia, ao não fornecerem artilharia capaz de atingir alvos a grande distância e meios necessários à defesa aérea. 

"A Ucrânia pede meios, o Ocidente hesita, e quando os fornece é a médio prazo", sintetiza José Palmeira, frisando que esta resposta demorada não é compatível com o cenário na linha da frente. 

O professor de Relações Internacionais comenta ainda o falecimento de Pervez Musharraf, ex-presidente do Paquistão, uma "figura controversa" que marcou a política do país tanto positiva como negativamente. 

Comentadores

Mais Comentadores

Mais Vistos

Patrocinados