“O principal desafio que enfrentamos é evitar que SNS se torne um serviço de saúde apenas para os mais pobres”

23 jul, 11:07

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é classificado por 41% dos portugueses como mau e muito mau. A conclusão é de uma sondagem da Pitagórica para a TVI e CNN Portugal e que foi este sábado debatida pelos correspondentes médicos Sofia Batista e Pedro Gomes de Sena.

Pedro Gomes de Sena defende que é importante “reconhecer as falhas” que o SNS tem, mas destaca que uma prioridades deve ser manter um serviço de saúde para todos.

“O principal desafio que enfrentamos é evitar que SNS se torne um serviço de saúde apenas para os mais pobres”, diz, destacando o elevado número de portugueses que têm seguro de saúde e que recorrem ao serviço privado.

Já a médica de medicina geral e familiar dá o exemplo dos constrangimentos dos serviços de obstetrícia como um sinal de que o SNS está a “passar por desafios enormes”.

“A situação é preocupante”, diz, destacando que é preciso resolver aquele que já é considerado um problema estrutural: a falta de recursos humanos, aquilo que considera ser “o grande calcanhar de Aquiles”.

País

Mais País

Patrocinados