Mário Centeno traça cenário otimista, mas há "desafios" a ter em conta: as consequências económicas da guerra na Ucrânia e a "turbulência do mercado financeiro"

Editor de Economia
24 mar 2023, 16:48

Mário Centeno, na conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico de março, que inclui projeções económicas até 2025, ofereceu uma perspetiva otimista para o crescimento da economia portuguesa: este ano, garantiu, o "rendimento das famílias crescerá 7,4%" e os "níveis de emprego serão muito elevados". 

Vítor Costa, editor-executivo da CNN Portugal, aponta alguns dos "desafios que podem alterar o sucesso" projetado pelo Banco de Portugal. O primeiro relaciona-se com a conflito na Ucrânia e as consequências que este pode ter na atividade económica e na estabilização dos preços. 

Outra questão preocupante é a atual "turbulência do mercado financeiro", que começa a estender-se à Europa (esta sexta-feira, o Deutsche Bank caiu 12% em bolsa). Se este cenário se agravar, refere Vítor Costa, "será o maior desafio que temos pela frente". Neste momento de instabilidade, alerta, "qualquer prognóstico corre o risco de sair errado". 

Comentadores

Mais Comentadores

Mais Vistos

Patrocinados