Madeira já tem cerveja com sabor a banana. “Toda a gente tem adorado.”

1 jul, 11:17

É a nova sensação da Madeira. A Weiss banana Bam é uma cerveja com sabor a banana e foi desenvolvida pela Empresa de Cervejas da Madeira (ECM). A criação insere-se no âmbito do seu projeto Madeira Beer Lab, dedicado a cervejas exclusivas de caráter artesanal.
 
“É produzida com base em malte de trigo e de cevada, ao qual adicionamos dois tipos de lúpulo que é o responsável pelo aroma e pelo amargo da cerveja e para além disso, condimentamos a cerveja com algumas especiarias como cominhos, coentros e também o aroma natural de banana que a caracteriza”, garante à CNN Portugal/TVI o cervejeiro responsável pela criação.
 
Nuno Branco lembra ainda que esta é uma edição especial, única no mundo, produzida numa altura em que a ECM celebra 150 anos de tradição cervejeira. O convite partiu dos produtores de banana, a criatividade fez o resto. Para já, foram produzidos 500 litros para consumo regional. Quem prova não fica indiferente e sucedem-se as críticas positivas: “é deliciosa, consegue sentir-se o sabor da banana”, “é leve, suave, saborasamente fresca”, “sente-se primeiro o sabor da cerveja e depois o sabor da banana, é espetacular.”
 
A cerveja está à venda no Centro da Banana da Madeira, no Lugar de Baixo e o responsável pelo centro diz que “surpreendentemente, toda a gente tem adorado a cerveja, a cerveja realmente está fantástica! Tive várias pessoas, sobretudo turistas, que depois de provarem querem levar uma garrafa para oferecer a um amigo e ainda não é possível, já que é vendida à pressão.”
 
A bananeira é uma das culturas agrícolas mais representativas da Madeira. Um sector de elevado peso socioeconómico, ambiental, paisagístico e cultural. Já a cerveja que chegou a ser proibida em Portugal para proteger o mercado do vinho, é cada vez mais uma tendência.

Gastronomia

Mais Gastronomia

Na SELFIE

Patrocinados