Ilhas Selvagens são agora a maior área protegida do Atlântico Norte. “Isto é território português, a Marinha está preparada”

Correspondente CNN Portugal na Madeira
18 set, 10:47

A primeira reserva natural do país celebra 50 anos. As Ilhas Selvagens, a 300 quilómetros a Sul da Madeira assumem importância geostratégica e ganham agora protagonismo internacional. A reserva cresceu de 97 quilómetros quadrados para cerca de três mil quilómetros quadrados de mar protegido. Ou seja, cresceu 27 vezes. É agora a maior Área Protegida do Atlântico Norte e vê atribuído o regime de proteção integral. 

Para assinalar a data, António Guterres enviou às ilhas o Secretário-Geral da ONU para os Oceanos, que deixa alertas. Peter Thomson, foi homenageado nas Selvagens. Entre outras individualidades, esteve presente o Chefe do Estado Maior da Armada. Gouveia e Melo garante que isto é território português, quem o quiser cobiçar tem que cobiçar contra o Estado Português a Marinha e a Marinha está preparada, porque quem não toma conta das suas coisas, mais tarde ou mais cedo é espoliado delas.”

Ao longo dos anos, este território foi alvo de polémica entre Portugal e Espanha devido à questão da delimitação da Zona Económica Exclusiva. 

A visita aconteceu à margem da conferência: "Selvagens Islands - A Catalyzer for a Sustainable Blue Economy", que aconteceu na Madeira.

País

Mais País

Patrocinados