"Houve uma enorme ingenuidade do Ocidente em lidar com a China". Investimento na Defesa é a confirmação - e também "um risco enorme"

5 mar 2023, 13:20

A China anunciou, na sessão anual da Assembleia Popular Nacional, que vai aumentar este ano as despesas militares em 7,2%, ligeiramente acima do acréscimo realizado no ano passado.

Liliana Reis, Diretora do Curso de Relações Internacionais da Universidade Lusófona, não considera este investimento surpreendente: "Surpreendente é reiterar o compromisso em não se afastar de Taiwan". 

A comentadora analisa ainda as declarações de Donald Trump deste domingo, em que garante ser capaz de resolver o conflito na Europa "em menos de um dia", ainda antes de regressar à Casa Branca com as presidenciais de 2024.

Lembrando os pontos em comum que tanto Vladimir Putin como Donald Trump subscrevem ("a questão da família e da decadência", por exemplo), Liliana Reis afirma que a Rússia poderá "tentar recolher simpatias" no Ocidente - nomeadamente, entre os republicanos e alguns grupos de esquerda, que começam a acusar fadiga com a questão da guerra na Ucrânia. 

Comentadores

Mais Comentadores

Mais Vistos

Patrocinados