"Há uma coisa que não faltou ao SNS nos governos de António Costa: dinheiro". Então, o que está a falhar?
"Crossfire" com Helena Matos e Bernardino Soares, numa análise a mais um verão de crise no setor da saúde. “Há uma coisa que não faltou ao SNS nos governos de António Costa: dinheiro”, começa por dizer Helena Matos, para vincar que o SNS vive um problema de administração e de falta de recursos humanos.
Helena Matos lembra que Marcelo Rebelo de Sousa está, uma vez mais neste verão, a levar a cabo uma “dramatização”, desta vez à boleia da situação na saúde. Helena Matos insiste na necessidade de rever o atual modelo de assistência perante a falta de recursos humanos, reduzindo o número de maternidades abertas: “para mim o problema não é uma grávida fazer 100 quilómetros, desde que ela saiba que vai, chega lá e tem uma porta aberta”.
Já Bernardino Soares defende a necessidade de haver “segurança” e “previsibilidade” na hora do parto. O comentador vinca também que o maior problema é a falta de especialistas. “É uma área das mais apetecíveis para o setor privado”, diz.
Bernardino Soares insiste que os sucessivos governos não têm dado condições para atrair e fixar estes profissionais. E considera que o Presidente da República vem dar uma "ajuda" ao Governo na visita conjunta ao Santa Maria.