Exclusivo TVI/CNN. Perfis falsos espalham desinformação na conta oficial do Chega no X

Jornalista de economia da TVI e TVI24.pt desde outubro de 2013.

Foi Editora da Agência Financeira e comentadora da TVI e TVI24 entre 2006 e 2013, onde alimentava a secção de economia da tvi24.pt e Push by IOL.

Licenciou-se em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

Realizou estágio na Agência Financeira em 2001, passando a integrar a redação como jornalista no final desse ano. Escreveu sobre empresas, mercados, macroeconomia, impostos e finanças pessoais.

Ao longo dos anos colaborou com várias rádios (Rádio Capital, Rádio Mais, Antena 1, Rádio Clube Português e Rádio Renascença) para comentários de mercados, finanças pessoais e temas económicos.

Colaborou também com os jornais «O Independente» e «Metro», tendo integrado a equipa que fundou o jornal online «Diário Financeiro», que chegou a editar.
16 mai, 21:51

Neste último dia de campanha, a TVI e a CNN Portugal descobriram que há manipulação das redes sociais e que isso pode influenciar o resultado das eleições de domingo. Numa ação inédita, uma empresa israelita especializada em detetar perfis e comentários falsos analisou as contas da rede social X dos três principais partidos. A investigação concluiu que mais de metade dos comentários feitos nas páginas do Chega e de André Ventura são de contas falsas.

 

 

 

NE: Um estudo sobre desinformação na campanha eleitoral, elaborado pela empresa Cyabra para a TVI e CNN Portugal, analisou a atividade de 2.274 perfis na rede social X, depois de concluir pela existência de uma percentagem considerável de perfis falsos. Entre esses perfis, foi identificado numa imagem como sendo falso o perfil @riseup251175, o que não corresponde à verdade: trata-se de um perfil verdadeiro, de uma pessoa identificável. Aos leitores e ao próprio, as nossas desculpas.

 

Partidos

Mais Partidos
IOL Footer MIN