EXCLUSIVO CNN PORTUGAL. Ex-presidente ucraniano Poroshenko admite aspirações políticas: “Quero ser eleito para o Parlamento Europeu”

17 ago 2023, 19:53

O ex-presidente da Ucrânia diz que a sugestão de cedência de territórios por parte do chefe de gabinete do secretário-geral da NATO foi um erro. Petro Poroshenko não vê razões para a Ucrânia não receber um convite formal de adesão na próxima cimeira em Washington em 2024.

Numa entrevista exclusiva à CNN Portugal, Petro Poroshenko revela que tem aspirações políticas: quer ser eleito ao Parlamento Europeu assim que a Ucrânia adira à União Europeia.

“Quero participar na campanha eleitoral e ser eleito para o Parlamento Europeu. E vou fazer o meu melhor para isso. Eu espero e trabalho muito para dar início às conversas pré-adesão e tornar a Ucrânia um Estado-membro, porque quero lembrar que no ano 2014 assinei o acordo de adesão com a União Europeia e assinei o acordo de Comércio Livre Abrangente e Aprofundado. O próximo passo é a adesão. E eu definitivamente sonho em ser um membro do parlamento europeu enquanto a Ucrânia é um membro da União Europeia”, afirmou.

Quando questionado sobre se Zelensky era a melhor pessoa para negociar a paz, não respondeu diretamente: disse apenas que o melhor negociador neste momento são as Forças Armadas.

Poroshenko foi derrotado por Zelensky nas eleições de 2019.

Europa

Mais Europa

Mais Vistos

Patrocinados