"Embarcações com problemas técnicos em Portugal são o pão nosso de cada dia. Problemas de insurreição é que não são tão comuns"

15 mar 2023, 19:26

Nos sábado passado, 13 militares recusaram-se a embarcar no NRP Mondego, alegando razões de segurança, o que levou a Marinha a não cumprir uma missão de acompanhamento de um navio russo a norte da ilha de Porto Santo, na Madeira. 

Segundo estes 13 militares, o próprio comandante da embarcação “assumiu, perante a guarnição, que não se sentia confortável em largar com as limitações técnicas” do navio. No entanto, esta quarta-feira, o comandante garantiu que existiam condições de segurança para navegar.

Tinha ou não o navio capacidades para conduzir a missão? Sebastião Bugalho, comentador da CNN Portugal, faz notar que o equipamento estava de facto degradado - mas que essa é, "infelizmente", uma situação comum nas Forças Armadas Portuguesas, em que os militares "estão habituados a fazer muito com pouco". 

Menos comuns, ou talvez menos falados, são os "problemas de insurreição". Sebastião Bugalho considera que "não há função militar sem disciplina" e que as Forças Armadas poderão estar perante um problema sério se "tivermos chegado a um nível de debilidade na estrutura militar em que a única forma de as pessoas serem ouvidas é através da insubordinação". 

Comentadores

Mais Comentadores

Mais Vistos

Patrocinados