Covid-19: "Quanto mais tivermos as nossas crianças protegidas, mais provável é que tenham menos complicações"

9 jan, 15:33

Maria João Baptista, cardiologista pediátrica e diretora clínica do Hospital São João, destaca a importância do processo de vacinação das crianças antes do regresso às aulas, que está agendado para segunda-feira.

Em declarações à CNN Portugal, a especialista destaca a "grande adesão por parte dos pais e das crianças", mas frisa que seria "importante" conseguir "massificar ainda mais esta vacinação".

À boleia da nova variante, que se tem mostrado mais transmissível e com um período de incubação menor do que as variantes anteriores, Maria João Baptista frisa que "o total de casos de crianças infetadas tem vindo a aumentar".

"Temos tido muitas crianças infetadas nos serviços de urgência nas últimas semanas", continua, frisando que "é expectável" que os números aumentem ainda mais quando as crianças retomarem a atividade letiva.

À CNN Portugal, a médica adianta que, nas urgências hospitalares, têm tido resultado positivo 10 a 20 crianças por dia, sendo que algumas têm conhecimento da infeção já quando estão no hospital, onde é feita uma despistagem.

"Quanto mais tivermos as nossas crianças protegidas, mais provável é que tenham menos complicações associadas a esta Sars-CoV-2", esclareceu a médica, destacando ainda a importância da vacinação dos adultos, sejam os pais ou professores e funcionários das escolas.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados