Covid-19: "No espaço de dois meses teremos 90% da população com imunidade natural"

26 jan, 19:00

Carlos Antunes, professor de Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa, aponta o pico da pandemia de covid-19 em Portugal para a segunda semana de fevereiro. Contudo, tudo depende das dinâmicas de cada região. O especialista observa que as crianças abaixo dos 9 anos reduziram a velocidade de contágio, mas a tendência atual ainda é de um aumento de casos.

"No espaço de dois meses teremos 90% da população com imunidade natural. Em finais de março estaremos nos 5,5 a 6 milhões de pessoas já diagnosticadas com um caso de infeção", começou por afirmar, acrescentando: "Sabemos que por estudos serológicos anteriores que o número real de infeções é cerca de 80% mais do que o diagnosticado. Portanto, se chegarmos a final de março com seis milhões de pessoas infetadas, teremos certamente acima de seis milhões de pessoas com imunidade natural ".

Um novo relatório do Instituto Superior Técnico indica que o pico de novos casos de covid-19 será daqui a duas semanas e Portugal poderá chegar aos 150 mil infetados diários.

O pico de incidência acontecerá entre os dias 1 e 12 de fevereiro. Será por essa altura que os especialistas pedem a preparação do pós-covid. Consideram que, devido à elevada taxa de cobertura vacinal e à velocidade dos novos contágios, toda a população terá alguma imunidade ao vírus no final de fevereiro.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados