Covid-19 cresce na Europa. “Portugal ainda não está nesse nível”, mas país deve estar em “alerta”

8 out 2022, 11:40

Sofia Batista e Pedro Gomes de Sena, correspondentes médicos da CNN Portugal, falam do risco de infeção por SARS-CoV-2 (covid) e Influenza (gripe) que se perspetiva para o inverno.

A médica Sofia Batista diz que se trata de um “surto que é previsto”, uma vez que "a gripe vai ressurgir”, até porque “na Austrália a época gripal foi mais precoce e intensa”, e porque há sempre o risco de aparecerem novas variantes de covid-19, estando já algumas a serem monitorizadas. Além disso, a médica coloca ainda na equação o relaxamento das medidas de proteção individual e a queda de imunidade.

Pedro Gomes de Sena fala ainda da importância de “voltar ao que era antigamente”, que é “uma vacinação para a gripe anual para as estirpes que se esperam ser mais frequentes”.

Apesar de Portugal ter apresentado na última semana um R(t) abaixo de um, o que indica uma queda no índice de transmissibilidade da covid-19, o médico destaca o facto de “em toda a Europa os casos estarem a aumentar substancialmente, os internamentos estarem a aumentar também bastante”.

O médico destaca que “Portugal ainda não está nesse nível, mas é uma informação importante que nos deverá deixar a todos, não diria, para já, preocupada, mas em alerta”.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados