"China não vai conseguir compromisso entre Rússia e Ucrânia: EUA são o principal apoiante da Ucrânia e nunca deixariam que o seu principal adversário obtivesse esse sucesso"

Embaixador e Comentador da CNN Portugal
21 mar 2023, 23:45

O major-general Arnaut Moreira, especialista em Geoestratégia, e Francisco Seixas da Costa, comentador da CNN Portugal, analisam os últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia - em particular, o encontro de Xi Jinping e Vladimir Putin em Moscovo. 

Arnaut Moreira diz não estar "convencido" de que o plano de paz apresentado por Pequim seja, sequer, um plano de paz - "precisa de um roteiro" e "não indica quais os passos necessários" para o alcance da paz. E ainda: se Xi Jinping quisesse realmente a paz, já teria falado com Zelensky. Afinal, "quem pretende ser mediador tem de ter uma posição de confiança junto dos interlocutores". 

Francisco Seixas da Costa também se mostra cético quanto a este plano de paz, e considera que "a China não tem a mais leve hipótese de conseguir um compromisso entre a Rússia e a Ucrânia". Por uma razão simples: "os Estados Unidos são o principal apoiante da Ucrânia, e nunca deixariam que o seu principal adversário obtivesse sucesso diplomático". O comentador da CNN Portugal sublinha ainda a "mudança extraordinária de relação entre potências": a potência que a Rússia era em janeiro de 2022 tornou-se, agora, "um parceiro menor" da China, que está atualmente a "comandar o seu destino". 

Comentadores

Mais Comentadores

Mais Vistos

Patrocinados