Cada vez mais envolvido na guerra na Ucrânia, Ocidente deve refletir: "Quanto tempo estamos dispostos a aguentar e que riscos estamos dispostos a assumir?"

25 jan, 10:26

Depois de o governo federal alemão ter dado autorização para permitir a exportação de Leopard 2 para a Ucrânia, a Casa Branca afirma que os Estados Unidos estão a equacionar enviar o seu carro de combate, o Abrams. 

Azaredo Lopes assume-se "estupefato" com a notícia de que os Abrams podem ser disponibilizados na totalidade... mas só daqui a uns anos. O comentador da CNN Portugal considera que esta posição dos EUA pode ter dois significados: ou têm a expetativa de uma guerra muito prolongada, ou "não querem mesmo enviar os carros de combate, mas tinham de conseguir um ponto de encontro diplomático com a Alemanha". 

Azaredo Lopes deixa algumas questões reflexivas para os países aliados, cada vez mais envolvidos no conflito. "O que queremos deste conflito? Quantas vidas consideramos aceitável perder por quilómetro quadrado? Que riscos estamos dispostos a assumir?" 

Comentadores

Mais Comentadores

Mais Vistos

Patrocinados