André Ventura usou um dado falso, a CNN Portugal noticiou, António Costa usou

Diretor executivo CNN Portugal
6 jul, 17:15

Durante o debate da moção de censura apresentada pelo Chega no Parlamento, esta quarta-feira, André Ventura disse que o gasóleo em Portugal "é o mais caro do mundo" - foi um dos argumentos que utilizou para responsabilizar o Governo pelo estado do país. A CNN Portugal noticiou logo a seguir que o dado apresentado por Ventura sobre o gasóleo era falso - pode ver AQUI.

Minutos depois de o artigo da CNN Portugal ter sido publicado, o primeiro-ministro utilizou informação que está contida nesse texto para dizer a André Ventura que é falso o que tinha dito sobre o gasóleo. António Costa só usou esta informação após o artigo da CNN.

O primeiro-ministro ja tinha respondido anteriormente a André Ventura mas sem fazer qualquer referência à questão do gasóleo. Só numa intervenção posterior, já depois de a CNN Portugal ter feito o fact checking, é que António Costa alertou para o facto de o líder do Chega ter usado informação falsa.

O QUE DIZ A REALIDADE

Não é preciso sequer consultar todos os preços do mundo, basta analisar os da Europa para analisar o que André Ventura disse sobre o gasóleo.

Todas as semanas, a Comissão Europeia publica dados dos preços dos combustíveis nos Estados-membros. No último Boletim Semanal do Petróleo, de 27 de junho, o preço de venda ao público de um litro em Portugal foi de 2,066 euros por litro, o que fica acima da média ponderada dos 27 Estados-membros da União Europeia, que foi de 2,036 euros por litro. Contudo, na mesma semana, em 12 Estados-membros o preço de venda do gasóleo foi mais caro do que em Portugal: Suécia, Finlândia, Dinamarca, Países Baixos, Bélgica, Irlanda, França, Grécia, Letónia, Espanha, Áustria e Estónia. 

Foi exatamente esta informação que António Costa replicou no Parlamento.

Preços de venda do gasóleo

Suécia

2,497

Finlândia

2,489

Dinamarca

2,267

Países Baixos

2,185

Bélgica

2,178

Irlanda

2,149

França

2,130

Grécia

2,126

Letónia

2,108

Espanha

2,100

Áustria

2,079

Estónia

2,067

Portugal

2,066

Alemanha

2,048

Média ponderada UE 27

2,036

Itália

2,034

Lituânia

2,007

Chipre

1,976

Luxemburgo

1,964

Chéquia

1,949

Croácia

1,930

Eslováquia

1,916

Roménia

1,839

Bulgária

1,787

Eslovénia

1,725

Polónia

1,680

Hungria

1,464

Malta

1,210

Fonte: Comissão Europeia, 27 de junho de 2022

 

Note-se que o mesmo relatório indica também os preços antes de impostos nos vários Estados-membros. Retirando os impostos, o preço em Portugal do gasóleo foi nessa semana de 1,347 euros por litro. Este valor situou-se acima da média ponderada de 1,303 euros por litro na UE. Mas também neste caso Portugal não tem o preço mais alto sequer na União Europeia: Suécia, Espanha, Países Baixos, Alemanha, Finlândia, Estónia e Dinamarca têm preços mais altos antes de impostos do gasóleo do que Portugal.

Outras indicações sobre preços mundiais podem ser encontradas no site Global Petrol Prices, tratando-se no entanto de uma fonte não oficial. Também aqui se mostram preços em várias partes do mundo com preços superiores aos praticado em Portugal. Em Hong Kong, o preço é aliás mais caro do que em qualquer país europeu, segundo esta fonte.   

Conclusão: a afirmação de André Ventura é falsa. Portugal não tem o gasóleo mais caro sequer da Europa, quanto mais do mundo.

 

O deputado foi corrigido por António Costa, que usou os dados anunciados pela CNN Portugal: "O senhor deputado diz que nós temos os preços mais caros da gasolina na União Europeia. Informo que temos 12 paises onde o preço é superior ao nosso". 

O primeiro-ministro usou ainda como referência as propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP, acusando o Chega de não ter a mesma postura. "O senhor tem alguma proposta? Zero".

Governo

Mais Governo

Patrocinados