A Guerra Pela Água [GRANDE REPORTAGEM]

21 jun, 21:15

REPÓRTER TVI No Sudoeste alentejano há uma guerra pela água em curso. A região é abastecida pela barragem de Santa Clara, mas por direito de lei a água da albufeira não é para todos os agricultores. O Perímetro de Rega do Mira, construído nos anos 60 e que vai buscar água a Santa Clara, tem como prioridade os agricultores que ali têm terras. Aos outros chamam-lhes precários e estes só têm direito à água em tempo de fartura.

Em tempos de seca, - como o que vivemos - a associação que gere a água da barragem ameaça cortar a água a estes agricultores. Numa região dominada pela agricultura intensiva que consome grande parte deste recurso vital, a guerra pela água está instalada e o rio também leva cada vez menos água.

Num tempo em que cada vez chove menos na região e a água da albufeira de Santa Clara vai baixando cada vez mais, o povo saiu à rua contra a agricultura intensiva e em defesa do recurso vital.

Uma reportagem de Maria José Garrido; com imagem de Tiago Donato, Gonçalo Prego e João Franco; drone pelo Wilson Cavaco; edição de Teresa Almeida; grafismo de Matilde Candeias e Victor Magano; e produção de Ana Gouveia.

Clima

Mais Clima

Patrocinados