"A Frequência da História", depois de ter sido a voz da contrapropaganda no bloco soviético durante a Guerra Fria, a história da RARET repete-se

22 jul 2023, 00:16

Na Guerra Fria, a Radio Free Europe/Radio Liberty (Rádio Europa Livre/Rádio Liberdade) foi a voz da contrapropaganda no bloco soviético.

Com interferências e sabotagens constantes por parte dos russos, a luta para informar a Europa de leste era feita a partir de Portugal.
Mais concretamente, a partir da RARET, na pequena aldeia da Glória no Ribatejo.

Um dos mais potentes centros de emissão de ondas curtas do mundo, inicialmente financiado pela CIA, funcionou de forma discreta durante 45 anos.

Vítima do próprio sucesso, a RARET fechou com o fim da Guerra Fria, mas a Radio Free Europe/Radio Liberty nunca deixou de funcionar. A história repete-se. Agora a guerra da informação é feita na Internet e redes sociais.

Censurada na Rússia, jornalistas dissidentes trabalham na sede da Radio Free Europe/Radio Liberty, em Praga, na República Checa, para continuar a informar os russos e combater a propaganda na Rússia.

Com imagem de André Lico e Daniel Driga, drone de Fábio Mestre, Edição de Imagem de Afonso Alexandre e grafismo de Matilde Candeias.

Europa

Mais Europa

Patrocinados