Foram registadas cerca de 40 a 45 inundações em todo o distrito devido ao mau tempo
Duas escolas do concelho de Viana do Castelo foram encerradas esta quarta-feira devido ao mau tempo, disse à Lusa fonte do município.
A mesma fonte indicou que estão fechadas a Escola Secundária de Santa Maria Maior e a EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires. A rádio Vale do Minho informa estarem em causa inundações nos estabelecimentos de ensino.
Já o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, sofreu infiltrações de água e danos ao nível da cobertura do edifício que provocaram condicionamento em alguns serviços, sobretudo o de cirurgia de ambulatório.
Em comunicado enviado às redações, a propósito da chuva e vento fortes que se fizeram sentir ao início da manhã, a Unidade Local de Saúde do Altro Minho (ULSAM) refere que “os principais condicionamentos registam-se ao nível da cirurgia de ambulatório, que implicou a mudança dos procedimentos urgentes para o bloco operatório central”.
Segundo a ULSAM, “as infiltrações de água atingiram os serviços de neonatologia e de formação, com danos ligeiros e que não perturbam o funcionamento”.
Os “laboratórios de imunohemoterapia e patologia clínica têm alguns condicionamentos à atividade programada”, sendo que “todos os procedimentos urgentes/não programados estão a realizar-se sem constrangimentos”.
O “serviço de imagiologia, que registou alguns condicionamentos, já se encontra a funcionar na plenitude”.
“Foram verificados danos nos contentores do serviço de urgência geral de adultos, com infiltrações numa estrutura com mais de 10 anos. Ainda assim, a atividade dos serviços de urgência está a funcionar com normalidade”, acrescenta.
As “equipas da Unidade Local de Saúde do Alto Minho estão a trabalhar para repor as condições normais de funcionamento nos serviços mais afetados pelos estragos”, sendo que “à exceção dos condicionamentos mencionados, toda a atividade assistencial decorre com normalidade”.
Também a Estrada Nacional (EN) 103 foi cortada devido ao mau tempo na zona de Argela, concelho de Caminha, revelou à Lusa a Proteção Civil.
De acordo com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, aquela EN foi cortada devido a uma inundação, após um período de chuva com muita intensidade pelas 08:00.
Uma ambulância de transporte de doentes não urgentes foi “arrastada pela água” e teve de ser retirada pelos bombeiros de Caminha, disse fonte da corporação.
O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho indicou, pelas 10:00, ter o registo de cerca de 40 a 45 inundações em todo o distrito de Viana do Castelo devido ao mau tempo de hoje.
Viana do Castelo, Porto e Braga foram colocados hoje sob aviso laranja entre as 06:00 e as 09:00 horas de hoje devido à precipitação forte e às rajadas de vento que podem atingir os 100 quilómetros por hora (km/h) nas zonas altas.
Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Évora, vão continuar sob aviso amarelo devido à precipitação até às 18:00 horas.
Os distritos do litoral, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro ficam sob aviso amarelo até quinta-feira às 18:00 devido à agitação marítima, além do aviso amarelo para precipitação até quarta-feira.