As 10 estâncias de esqui mais bonitas da Europa para os fãs dos Alpes

CNN , Rob Hodgetts
21 fev 2022, 21:00

Escolher a estância de esqui mais bonita dos Alpes é como escolher o diamante mais bonito

Picos imaculados e neve cintilante formam um pacote atraente - mesmo com algumas das nossas “criações” pelo meio - mas alguns resorts alpinos transmitem melhor a sua beleza.

A paisagem, a arquitetura, o ambiente, a personalidade - de alguma forma, tudo é mais do que a soma das partes.

Estes 10 tesouros europeus vão despertar desejos alpinos instantâneos.

1. Zermatt, Suíça

Argumentos exclusivos: a famosa vila de Valais, esqui de classe mundial, rica história de montanhismo, pico pontiagudo icónico.

De sorrateiro à primeira luz do dia a uma bela despedida antes de dormir, o hipnotizante Matterhorn chama a atenção assim que os viajantes chegam a Zermatt. E só poderão chegar de comboio, de táxi ou de helicóptero, é claro, já que esta preciosa vila de Valais é livre de carros e um paraíso para os caminhantes.

Zermatt tem tanto de memória cultural como de sofisticação suíça, e os celeiros centenários empoleirados em palafitas de pedra para impedir a entrada dos ratos convivem com criações vanguardistas.

Um funicular sobe até as encostas à volta de Gornergrat e oferece vistas estupendas da cordilheira do Monte Rosa, enquanto os teleféricos até o Klein Matterhorn oferecem vistas próximas do pico icónico, além de acesso a Cervinia, em Itália.

Vale a pena visitar: Chez Vrony nas encostas de Sunnegga oferece uma refeição de montanha com o Matterhorn como pano de fundo. Na cidade, o Museu Matterhorn explora uma rica história de agricultura e escalada.

Chez Vrony, Vrony e Max Cotting-Julen, Findeln, CH-3920 Zermatt, Suíça; +43 027 967 25 52

Museu Matterhorn - Zermatlantis, Turismo de Zermatt, Bahnhofplatz 5, Zermatt, Suíça; +41 27 966 81 00

2. Grimentz, Suíça

Argumentos exclusivos: chalés perfeitos, vale intocado, gerânios.

A pequena vila de Grimentz, em Valais, é um pacote completo. Pequenas vielas ladeiam os chalés antigos, os espigueiros rústicos e os celeiros enegrecidos pelo sol, com varandas mergulhadas em 34 variedades de gerânios, no verão. O cenário é também bastante exuberante.

Grimentz fica no Val d'Anniviers, uma parte lateral do grande Vale do Ródano. No extremo sul fica a "Grande Coroa" dos quatro mil (cumes mais de 4000 metros acima do nível do mar), que inclui o Weisshorn, o Bishorn, o Zinalrothorn, o Obergabelhorn, o Matterhorn e o Dent Blanche.

Vale a pena visitar: podemos literalmente beber o legado de Grimentz com uma degustação do lendário Vin du Glacier, um vinho único de Anniviers que é atestado ano após ano. O Barril do Bispo na adega da Maison Bourgeoisiale data de 1886.

Maison Bourgeoisiale, 3961 Saint-Luc, Suíça

3. Wengen, Suíça

Argumentos exclusivos: Aldeia suíça clássica cercada por cumes famosos.

A famosa face norte do Eiger lança uma sombra assustadora sobre esta zona do Bernese Oberland. Não literalmente, porém, pois Wengen fica numa saliência ensolarada abaixo da “mordwand”, ou parede da morte.
A vila, à qual só é possível chegar por funicular ou teleférico, contempla o vale profundo de Lauterbrunnen e os famosos picos de 4000 metros do Eiger, do Monch e do Jungfrau.

Wengen, com os seus grandes e antigos chalés e as crianças que vão de trenó para a escola, é lar da famosa corrida Lauberhorn do circuito do Campeonato do Mundo. A corrida passa por um túnel de outro funicular até Kleine Scheidegg, a 2061 metros, onde podemos almoçar a ver alpinistas na face norte do Eiger.

Vale a pena visitar: um comboio de Kleine Scheidegg sobe pelo Eiger, parando para deixar os passageiros espreitarem por uma janela na rocha para a face norte, antes de chegar ao Jungfraujoch (3454 metros) na cabeça do vasto glaciar Aletsch, um local Património Mundial da UNESCO famoso pelo esqui e pelo montanhismo.

Teleférico Wengen Mannlichen, Postfach 396, Wengen 3823 Suíça

4. Kitzbuehel, Áustria

Kitzbuehel recebe a corrida de esqui Hahnenkamm no inverno e o Open de Ténis da Áustria, no verão. Foto: Kitzbuhel Tourism/Bernhard Spoettl

Argumentos exclusivos: charme tirolês, ruas de calçada, Meca das corridas de esqui.

Sendo a resposta das corridas de esqui para Wimbledon ou Augusta National, Kitzbuehel é antiga, icónica e o lar espiritual para os downhillers arrojados. A cidade tirolesa recebe sempre em janeiro a histórica corrida Hahnenkamm, quando os melhores esquiadores do mundo se lançam por uma faixa íngreme de gelo – a dada altura, com 40,4 graus de inclinação - conhecida como Streif.

Antes da covid, Kitzbuehel fervilhava durante a semana da corrida. Os fãs, abastecidos com schnapps, gritavam pelos seus favoritos e depois apertavam-se no famoso pub Londoner para beber cerveja servida pelas equipas de esqui dos EUA e do Canadá. Durante o restante tempo, Kitz é um lugar encantador e elegante com um centro centenário cercado pelos cumes suaves das montanhas Wilder Kaiser.

Vale a pena visitar: Para um sabor autêntico do Tirol, o Huberbrau Stuberl oferece menus de schnitzel, goulash e dumplings num local cheio de ambiente.

Huberbrau Stuberl, Vorderstadt 18, 6370 Kitzbühel, Áustria; +43 5356 65677

5. Cortina d'Ampezzo, Itália

Argumentos exclusivos: uma joia do jet-set emoldurada pelos picos dolomíticos incrustados de neve de Itália.

Este lugar deslumbrante na zona sul dos Alpes é um íman para os belos e elegantes. A apenas duas horas a norte de Veneza, a Cortina d'Ampezzo fica numa bacia ensolarada cercada pelos altos picos das Dolomitas orientais - que são Património Mundial da UNESCO -  e alguns desses picos atingem mais de 3000 metros.

Cortina recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno em 1956 e foi cenário de um filme de James Bond. Quando olhamos para a cidade, pensamos em “007 – Missão Ultra-Secreta”.

Vale a pena visitar: Se é bom para o Sr. Bond, o Miramonti Majestic Grand Hotel, de cinco estrelas, pode ser bom para si. Ou use uma licença para se divertir e experimente o bobsled.

Miramonti Majestic Grand Hotel, Via Pezie 103, 32043 Cortina d'Ampezzo, Itália; +39 0436 4201

6. Lech, Áustria

Argumentos exclusivos: Elegância da velha guarda com aprovação real.

A luxuosa Lech, uma antiga vila agrícola convertida, recebe os mais exigentes entre os ricos, bem como a realeza em férias. Diana, princesa de Gales, era fã. A cidade fica numa bacia situada entre picos suaves nas margens do rio Lech, parte da famosa região de Arlberg, que inclui o ali próximo Zurs e os vizinhos St. Anton, St. Christoph e Stuben.

Vale a pena visitar: quem gosta de fazer quilómetros pode experimentar o circuito de esqui White Ring. São 22 quilómetros de pistas arranjadas a 5500 metros que circunda Lech e Zurs. Os loucos por adrenalina podem contratar um guia e enfrentar a íngreme pista da face norte do Valluga. Para comer, podem experimentar o lendário Hospiz Alm, em St. Anton.

Hospiz Alm, St. Christoph 118 Arlberg Hospiz, St. Anton am Arlberg 6580, Áustria

7. Saas-Fee, Suíça

Argumentos exclusivos: cenário de alta montanha, antigos espigueiros de madeira, glaciares.

Saas-Fee atingiu as notas certas quando foi cenário do videoclipe "Last Christmas" dos Wham!, em 1984, e a música continua a impressionar os visitantes. É mais uma agradável vila suíça aconchegada entre um imponente círculo alpino cheio dos tradicionais "raccards", ou espigueiros, e chalés de estilo antigo entre os glaciares e as montanhas majestosas.

Fabulosos picos de 4000 metros como o Dom, o Taschhorn e o Alphubel pontilham o horizonte, e é a partir daqui que começa a versão alargada da Rota Zermatt-Chamonix Haute. As pistas de esqui intermediárias descem pela encosta ao lado de línguas de glaciares marcadas por fendas enormes.

Vale a pena visitar: para conviver com os verdadeiros alpinistas, o Britannia Hutte é um refúgio de montanhistas a 15 minutos a pé ou a um instante de mota de neve do teleférico mais próximo. Um almoço simples no terraço ensolarado oferece vistas sublimes.

Britannia Hutte, 3906 Saas Fee, Suíça

8. Alpbach, Áustria

Alpbach foi eleita "aldeia mais bonita da Áustria" num concurso de TV, em 1983. Foto: Alpbach Tourism

Argumentos exclusivos: Bonita, típica, despretensiosa.

A bonita Alpbach sabe há muito tempo quais são as suas melhores características e faz questão de exibi-las. As tradicionais casas de madeira da vila medieval eram uma atração para os primeiros turistas e os urbanistas tomaram nota.

Todos os andares superiores dos novos edifícios devem ser revestidos a madeira para manter o toque do passado. O visual bonito e caseiro - a agricultura ainda está muito viva – valeu-lhe o prémio de “vila mais bonita da Áustria” - e a concorrência é feroz.

O esqui é geralmente suave e ligeiro - a vila fica apenas 1000 metros acima do nível do mar - mas este tesouro tirolês faz jus ao nome da zona de esqui que partilha com o vale vizinho de Wildschonau - Ski Jewel ou “Joia do Esqui”.

Vale a pena visitar: o rústico Boglalm é um favorito de Alpbach, perto do topo do elevador de Galtenberg, e oferece pratos tiroleses autênticos, como sopa de goulash ou wurstl (salsicha) grelhada.

Böglalm, 6236 Alpbach, Áustria; +43 5336 5177

9. Megève, França

Argumentos exclusivos: vistas do Monte Branco, centro elegante, aroma a pinheiro.

Megeve entra na lista em virtude da sua localização, com vistas próximas do Monte Branco, o pico mais alto da Europa Ocidental, com 4810 metros. A cidade foi uma das primeiras estâncias construídas de propósito nos Alpes, pensada pela família rica Rothschild na década de 1920, mas, ao contrário de alguns resorts mais recentes de França, as antigas raízes agrícolas foram aqui mantidas.

O pitoresco centro de calçada dá-lhe um ar autêntico, enquanto que cruzar as encostas inferiores maravilhosamente arborizadas lhe encherá as narinas com o aroma agradável do pinheiro.

Vale a pena visitar: os gourmets têm muito por onde escolher em Megève, mas no topo da lista está o Flocons de Sel, com três estrelas Michelin, do chef Emmanuel Renaut.

Flocons de Sel, 1775 Route du Leutaz, 74120 Megève, França

10. Courmayeur, Itália

Argumentos exclusivos: paisagem montanhosa, cidade histórica, restaurantes, Monte Branco.

É difícil não sentir uma dor no pescoço em Courmayeur. A pitoresca cidade velha fica do lado italiano do túnel do Monte Branco (aqui, Monte Bianco), e as vastas muralhas e contrafortes da cordilheira mais alta dos Alpes elevam-se parecendo nunca parar de subir.

A zona de esqui começa num planalto ensolarado acima da cidade, com vistas estupendas para mais de uma dezena dos picos mais altos da Europa.

Courmayeur é conhecida pelos seus inúmeros restaurantes de montanha que oferecem pratos italianos simples, enquanto o centro histórico é um ótimo lugar para jantar.

Vale a pena visitar: para a melhor experiência de alta montanha, pode arranjar um guia e apanhar o teleférico Skyway Monte Bianco até Punta Helbronner (3462 metros) para aceder ao famoso glaciar Vallee Blanche, de 20 quilómetros, que vai até Chamonix, em França.

Skyway Monte Bianco, Strada Statale 26, 48 Strada della Brenva / Strada Statale 26, 48, 11013 Courmayeur, Itália

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados