John e Louis Prevost são irmãos de Robert Francis Prevost e assistiram à sua eleição para Papa do outro lado do mundo
O novo Papa, Robert Francis Prevost, cresceu em Dolton, nos arredores de Chicago, ao lado de John e Louis Prevost, os seus dois irmãos, tendo sido educado em tradições católicas que marcaram toda a sua trajetória.
Em entrevista ao New York Times, o irmão mais velho do novo Papa afirma que ficou "completamente atónito" com a eleição. Segundo o professor reformado, de 71 anos, apesar das especulações de que Robert podia ser o sucessor de Francisco o irmão não acreditava nisso.
“Ele disse: ‘Nem pensar, isso não vai acontecer’”, contou. Mas aconteceu e, na quinta-feira, o fumo branco confirmou que o cardeal Robert Francis Prevost foi o eleito para ser o novo Papa - Leão XIV.
A família descreve o novo chefe da Igreja Católica como um homem simples, com grande empatia pelos marginalizados e com longa experiência missionária no Peru.
Na quinta-feira, John mal conseguiu atender as dezenas de chamadas e lidar com os jornalistas à porta de casa. “As pessoas estão fascinadas. É uma estreia histórica”, afirmou, acrescentando que acredita que o irmão seguirá os passos de Francisco, com quem mantinha uma amizade próxima.
“A melhor maneira de o descrever neste momento é que ele vai seguir as pisadas de Francisco. Eram muito bons amigos. Conheciam-se antes de ele ser Papa, antes de o meu irmão ser bispo”, afirmou, acrescentando que Prevost "não vai ser alguém calado". "Se algo o incomodar, como a questão migratória, ele vai falar."
Já Louis Prevost, em entrevista à WWSB, revela que Robert demonstrava vocação desde a infância, quando celebrava missas com bolachas enquanto os irmãos brincavam aos "polícias e ladrões". O irmão, que vive na Florida, contou que no momento em que o fumo branco começou a sair da chaminé "estava deitado na cama" e que ligou a televisão depois de ser avisado pela mulher.
"Eles começaram a ler o nome dele e quando disseram 'blah, blah, blah, Roberto" eu digo imediatamente: é o Rob! Estou grato por ainda estar na cama, porque se estivesse de pé era capaz de ter caído", afirmou, acrescentando que se levantou e começou "a dançar como um idiota".
Louis disse ainda que o novo Papa tem os pés bem assentes "no chão, com um humor incrível e um amor verdadeiro pelas pessoas”.
“Sempre soubemos que ele estava destinado a algo grande. Mas ser Papa? É surreal", admitiu, acrescentando que os irmãos sempre brincaram "que um dia seria Papa”. "Sessenta e tal anos depois, aqui estamos nós.”
O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi quinta-feira eleito Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.