Sobe para 37 o número de casos confirmados de Monkeypox em Portugal

23 mai 2022, 11:52

Novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

O número de casos confirmados de monkeypox em Portugal subiu para 37, avançou esta segunda-feira a Direção-Geral de Saúde. Os casos foram confirmados, até ao momento, nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.

De acordo com a DGS, os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tendo sido identificada, "entre as amostras disponíveis, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva".

"Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório. Estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respetivos contactos", acrescenta a nota.

A DGS está ainda a aguardar resultados relativos a outras amostras.

Na nota, a autoridade de saúde pede ainda à população que, "perante sintomas suspeitos", se abstenha de "contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estádio, ou outros sintomas".

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados