PJ e GNR anunciaram esta sexta-feira que capturaram Fernando Ribeiro Ferreira, 61 anos, que tinha fugido da prisão de Vale de Judeus com outros quatro prisioneiros. Fábio Loureiro já tinha sido capturado antes disso. Há três estrangeiros que continuam em fuga
São cinco dos mais perigosos condenados do país e estavam reclusos numa prisão de alta segurança até que, em setembro, conseguiram fugir do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus com recurso a uma escada que foi lançada pelo lado de fora. Fábio Loureiro foi o primeiro a ser apanhado pelas autoridades, tendo sido detido em Marrocos depois de a Polícia Judiciária ter montado um esquema de vigilância 24/7 à mulher do fugitivo, o que permitiu segui-la e chegar ao evadido, que acabou detido em Tânger. O mesmo esquema foi agora usado para chegar a Fernando Ribeiro Ferreira, capturado em Trás-os-Montes.
Quem é Fábio Loureiro?
Fábio Santos Loureiro era já uma cara conhecida das autoridades e chegou a ser um dos homens mais procurados do Algarve por dominar o tráfico de haxixe e cocaína nos concelhos de Albufeira, Lagoa e Portimão. Aos 33 anos, é agora notícia por ter sido novamente detido, desta vez em Marrocos, e depois de ter fugido da prisão de Vale de Judeus, para onde tinha sido transferido há pouco mais de um ano.
Fábio Loureiro entrou no mundo do crime ainda menor de idade, altura em que passou a estar debaixo de olho das autoridades. Ainda jovem assumiu o comando de um gangue juvenil quando o cabecilha foi detido em Espanha. E foi a partir deste momento que se tornou um dos maiores traficantes de droga do Algarve.
Natural da freguesia de Carvoeiro, em Lagoa, Fábio Loureiro foi, ao longo de anos, responsável por vários assaltos violentos na região e era conhecido por andar sempre armado e em carros de alta cilindrada. Em julho de 2011, com apenas 20 anos, esteve envolvido num tiroteio junto a uma casa, dentro da qual estavam várias pessoas, incluindo um bebé de seis meses. Em causa estará um ajuste de contas.
Com um longo cadastro, chegou a ser considerado o fugitivo mais procurado das autoridades do Algarve, foi capturado algumas vezes, mas acabou sempre por ser libertado pela falta de prova. Somente em 2014 é que as autoridades o conseguiram deter. Fábio Loureiro encontrava-se numa casa isolada que utilizava como refúgio, localizada em Alcoutim, muito próxima da fronteira com Espanha.
Antes de fugir de Vale dos Judeus, cumpria 25 anos de cadeia pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injúria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal. Esteve, até março deste ano, a cumprir pena na prisão de Pinheiro da Cruz, em Grândola.
Fábio Loureiro foi recapturado em Marrocos.
Quem é Fernando Ribeiro Ferreira?
Fernando Ribeiro Ferreira, 61 anos, natural de Tarouca. Foi preso pela primeira vez com 16 anos e tinha um longo cadastro e 11 condenações. Foi condenado a pena máxima por roubos violentos e sequestro de um empresário em 2009.
Fernando Ribeiro Ferreira é, tal como os outros detidos, particularmente violento, tem classificação por associação criminosa, homicídio, rapto, assaltos à mão armada, detenção de arma proibida, explosivos, tráfico de estupefacientes e furto qualificado, entre outros. Foi detido num crime particularmente violento, num rapto em que um empresário foi agredido e torturado.
Sairia em liberdade a 24 de maio de 2048, sendo que nos últimos anos tentou diversas vezes ter acesso a saídas precárias que lhe foram negadas dado a extensão da pena e gravidade da atividade criminosa, assim como o facto de ser um recluso com escolta e que ainda não cumpriu 1/4 da pena.
Passou pelos estabelecimentos prisionais de Lisboa, Alcoentre, Monsanto, Coimbra, Caxias, Caldas da Rainha, Pinheiro da Cruz, Faro, Aveiro, Porto, Paços de Ferreira, São João de Deus (Hospital Prisional) e Vale de Judeus, de onde se evadiu. No entanto, não foi a primeira vez que conseguiu fugir da prisão. Em 1989, quando se encontrava detido no estabelecimento prisional de Lisboa, consegui fugir, tendo sido recapturado três meses depois. Voltou a fugir três meses depois, em abril de 1990, da prisão de Alcoentre, para onde voltou após a recaptura em julho do mesmo ano. Já em 1999, fugiu da prisão de Caxias, tendo sido recapturado em 2000 e levado para o estabelecimento prisional de Lisboa.
Ao longo do tempo cometeu 11 infrações e era um recluso com escolta.
Por capturar estão ainda Mark Cameron Roscaleer, Rodolfo Jose Lohrmann e Shergili Farjiani.